Navegação de acessibilidade

Governo empossa Diretor Geral das Telecomunicações e Economia Digital e a nova Diretora Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais - Asset Display Page

Governo empossa Diretor Geral das Telecomunicações e Economia Digital e a nova Diretora Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais

Informações,Governo Publicado em: 05-08-2019 10:45

O Governo empossou, esta semana, o Diretor Geral das Telecomunicações e Economia Digital (DGETD) e a nova Diretora Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais (DGEFPEP). Duas direções de dois setores estratégicos para a visão que este Governo tem para com o desenvolvimento de Cabo Verde e para o sucesso da nossa juventude em particular.

Para o cargo de DGETD foi empossado o Engenheiro Aruna Handem, ex-membro do Conselho da Administração do NOSi. Enquanto que a nossa DGEFPEP foi empossada a Doutora Jacqueline Moniz que, antes desta responsabilidade, desempenhada o cargo de Coordenadora da Unidade de Sistema Nacional de Qualificações.

No ato do empossamento, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças reafirmou que é possível atingir a meta de criação de 45 mil postos de trabalho até ao final da IX legislatura, e cumprir assim o compromisso assumido pelo Governo.

“Cabo Verde tem todas as condições para cumprir os objetivos delineados e crescer 7% ao ano, tendo sublinhado, contudo, que para isso é preciso haver um forte engajamento de todos os cabo-verdianos na construção de um país melhor”.

Olavo Correia defendeu ainda que a via será a qualificação daa nossa juventude e valorizar a educação/formação. “Esse percurso terá que ser feito com base nas tecnologias e à velocidade que a industria 4.0 está a impor ao mundo. E nesse sentido, um dos projetos âncora deste Executivo é a criação de uma Zona Económica Especial para as TIC no nosso país”.

Lembrou, por outro lado, que este ano o governo através de suas politicas de governação, fixou como meta garantir formação profissional beneficiando cerca de cinco mil jovens, afiançando que se prevê que em 2020 haja mais ações de formação profissional.

“O que estamos a fazer hoje tem a ver com a locação de meios, nós hoje disponibilizamos cerca de 300 mil contos só para estágios de formação profissional porque queremos colocar cinco mil jovens na formação profissional, minha equipa tem essa meta e se não conseguir chegar a esta meta serão todos responsabilizados”, enfatizou, defendendo que a aposta deve ser na promoção de estágios de formação profissional de qualidade e que garantam a empregabilidade.