Navegação de acessibilidade

Governo e MCC assinam adenda ao contrato de financiamento do desenvolvimento do Compacto Regional - Asset Display Page

Governo e MCC assinam adenda ao contrato de financiamento do desenvolvimento do Compacto Regional

Informações,Cooperação Publicado em: 04-10-2024 11:31

O processo de desenvolvimento do Compacto Regional do Millennium Challenge Corporation conheceu uma etapa importante, esta semana, com a visita de alto nível de uma comitiva do MCC liderada pela Vice-Presidente do Programa, a Sra. Kyeh Kim.

No quadro dessa visita, o governo de Cabo Verde e o MCC assinaram, na quarta-feira, um acordo de adenda ao Fundo do Desenvolvimento do Compacto no valor de 5,6 milhões de dólares. Este financiamento será utilizado para apoiar estudos técnicos, todas as etapas do Plano de Atividades da UDP e custos administrativos no desenvolvimento deste novo Compacto.

O ato foi considerado um privilégio pelo Vice-Primeiro-Ministro. As primeiras palavras do governante, que também preside o Conselho Coordenador do Compacto, foram de agradecimento ao povo americano e à própria Kyeh Kim e ao MCC, afiançando que a subvenção ora reforçada irá apoiar a aceleração dos trabalhos da Unidade de Desenvolvimento de Programa, para que o Compacto Regional seja assinado em 2026. Aquilo que se projeta, na visão do governo, que se encontra alinhado com o MCC, no quadro das áreas selecionadas para financiamento, Conectividade e Mobilidades e Economia Digital, é que este Compacto seja transformativo, e ajude Cabo Verde a integrar-se na sua territorialidade, e a se integrar melhor no mundo, a partir do continente africano.

Kyeh Kim, Vice-Presidente da MCC, destacou a importância da cooperação com Cabo Verde, lembrando que Cabo Verde é o primeiro país no mundo a completar com sucesso dois Compactos do MCC, totalizando 174 milhões de dólares em investimentos. Sublinhou ainda que se reconhece Cabo Verde pelo exemplo de paz e estabilidade que representa nesta região, e que a redução da pobreza e a inclusão de jovens e mulheres no desenvolvimento é uma prioridade deste Compacto regional.

Esta missão da Vice-Presidente do MCC se propôs ainda a apresentar às autoridades nacionais o novo diretor desse programa para Cabo Verde, Christopher Broughton, que em entrevista à imprensa sublinhou que o MCC se disponibiliza a trabalhar com todos, engajando o sector privado, através de um programa sustentável.