Navegação de acessibilidade

Governo de Cabo Verde vai negociar um novo programa de reformas económicas com o Fundo Monetário Internacional - Asset Display Page

Governo de Cabo Verde vai negociar um novo programa de reformas económicas com o Fundo Monetário Internacional

Informações,Parceria Publicado em: 16-03-2022 10:47

Iniciou hoje mais uma importante missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o acompanhamento da economia Cabo-verdiana.

Esta missão tem por objetivo discutir sobre um novo programa de reformas económicas que o Governo de Cabo Verde quer negociar com o FMI. Durante esta Missão, que termina na próxima quinta-feira, 24 de março, pretende-se traçar as principais linhas do novo programa.

À semelhança do programa assinado em 2019, o Governo de Cabo Verde quer continuar a implementar importantes reformas estruturais, possibilitando um ambiente macroeconómico estável e favorável ao investimento, crescimento e sustentabilidade das finanças públicas. Além dos desafios já existentes, no momento, é necessário fazer uma avaliação do impacto da pandemia da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, na economia Cabo-verdiana.

Serão ainda apresentadas as discussões sobre as políticas monetária e orçamental, em relação aos resultados de 2021 e implicações para 2022.  

O trabalho do Governo de Cabo Verde está focado na preparação do país para a retoma, assente num crescimento sustentável, pelo que o suporte dos nossos parceiros de desenvolvimento tem sido importante, e é hoje ainda mais crucial para a implementação da agenda deste Governo.