Navegação de acessibilidade

Governo de Cabo Verde adere à Carta de Dados Inclusivos em busca do desenvolvimento sustentável - Asset Display Page

Governo de Cabo Verde adere à Carta de Dados Inclusivos em busca do desenvolvimento sustentável

Informações,Conferência Publicado em: 19-03-2024 12:21

A Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, presidiu hoje à cerimónia de abertura da Conferência Nacional sobre "A Iniciativa Global do Poder de Dados e a Carta de Dados Inclusivos".

A conferência é uma iniciativa do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), em parceria com a delegação da Global Partnership for Sustainable Development Data (GPSDD) de Nova York, que visa a introduzir o poder dos dados e o mecanismo nacional de parceria de dados, com o objetivo de criar e sustentar incentivos políticos e técnicos para aumentar o investimento em dados.

Na sua intervenção, Adalgisa Vaz frisou que o governo reconhece a importância de adotar uma cultura de dados inclusiva, o que requer mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos, recursos esses que deverá suportar para garantir que ninguém fique para trás.

"O governo aderiu à Carta de Dados Inclusivos da Parceria Global para Dados de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o propósito de fortalecer o ecossistema de dados, especialmente o Sistema Estatístico Nacional, em consonância com o compromisso de Cabo Verde como signatário da Agenda 2030 de 'Não deixar ninguém para trás'", sublinhou.

Adalgisa Vaz destacou que a adesão à Carta de Dados Inclusivos reconhece e valoriza internacionalmente o Sistema Estatístico Nacional e o progresso das estatísticas oficiais em Cabo Verde.

O evento contou com a presença e intervenção da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela Souza, e do Diretor da GPSDD, Davis Adieno.

De realçar que as autoridades cabo-verdianas estão apostando na parceria com a GPSDD para fortalecer o ecossistema de dados como um suporte essencial para a realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II), Cabo Verde Ambição 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).