Navegação de acessibilidade

Governo apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2022-2026 - Asset Display Page

Governo apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2022-2026

Informações,Evento Publicado em: 09-02-2022 15:50

A cidade da Praia acolheu nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o lançamento de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2022-2026, concebido para consolidar a estratégia de desenvolvimento sustentável em curso e acelerar transformações estruturais que tornem o país mais resiliente e menos vulnerável a choques externos.

O PEDS II será um ciclo de planeamento que assentará na especialização económica das ilhas de Cabo Verde, valorizará os seus ativos endógenos principais ativos do país e deverá permitir um crescimento económico médio anual não abaixo de 5%, a erradicação da pobreza extrema, a redução da pobreza absoluta e a redução das assimetrias regionais, reforçando a coesão territorial e a coesão social.

Segundo o Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Dr. Olavo Correia, a ambição é de alcançar até 2026, um Cabo Verde com uma democracia avançada, uma economia dinâmica, em digitalização e diversificação, uma Nação inclusiva, integrada na CEDEAO, com prosperidade partilhada, elevado prestígio internacional e referência de orgulho para todos no país e na diáspora.

O mesmo está confiante que com o PEDS II o país terá grandes resultados.

“Com o PEDS II mobilizaremos recursos e parcerias, cumpriremos o primeiro ciclo da Ambição 2030 e assim contribuiremos de forma definitiva para que Cabo Verde não falhe, mas antes cumpra com os ODS”, sublinhou.

Pretende-se com o PEDS II, cumprir os objetivos estratégicos de Cabo Verde, nomeadamente, garantir a recuperação económica, a consolidação orçamental e o crescimento sustentável, promover a diversificação e fazer de Cabo Verde uma economia de circulação localizada no Atlântico Médio; promover o desenvolvimento social pelo capital humano, inclusão e mobilidade, redução das desigualdades, erradicação da pobreza extrema e igualdade de género; promover a descentralização, o desenvolvimento regional e a convergência com coesão territorial, qualidade e sustentabilidade urbanas, a sustentabilidade ambiental, a ação climática e a resiliência e valorizar a biodiversidade e a geodiversidade e  consolidar a soberania nacional, aprofundar e a valorizar da democracia, da Diáspora e do prestígio internacional de Cabo Verde e promover a integração regional e a inserção dinâmica de Cabo Verde no Sistema Económico Mundial.

Por seu turno, Ulisses Correia e Silva frisou que posicionar Cabo Verde como um país seguro do ponto de vista sanitário e com um bom sistema de saúde, é prioridade para a saída da crise pandémica e para o relançamento e sustentabilidade pós-COVID 19.

“O PEDS é muito mais do que um exercício de planeamento. É uma orientação e um compromisso geracional com o futuro. Um instrumento de alinhamento e mobilização do Governo, dos Municípios, das Empresas, das Organizações da Sociedade Civil e dos Parceiros para o desenvolvimento sustentável”, considerou o Primeiro Ministro.