Navegação de acessibilidade

Fortalecendo as relações entre Cabo Verde e Portugal em busca de excelência - Asset Display Page

Fortalecendo as relações entre Cabo Verde e Portugal em busca de excelência

Informações,Economia Publicado em: 21-11-2023 10:15

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, recebeu, em visita de cortesia, o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, no quadro da sua visita oficial a Cabo Verde.

Durante o encontro, abordaram uma série de temas de extrema importância para o aprimoramento das relações entre os dois países, para “os nossos concidadãos”, de acordo com o avançado pelo Ministro Olavo Correia, no final do encontro.

Um dos assuntos abordados foi o Fundo Climático Ambiental, cujo quadro legal, como disse o Vice Primeiro-Ministro, está em fase de finalização para aprovação no Conselho de Ministros, por forma a que se possa avançar para a sua capitalização no montante de 12 milhões de euros, conforme o acordado, sendo que o pacote pode ir até 130 milhões.

Além disso, discutiram o processo de privatizações em Cabo Verde, com destaque para a concessão dos aeroportos, onde Portugal está presente através da ANA, a concessão dos portos, a privatização da ELECTRA e da EMPROFAC, bem como a venda das ações do Estado na Cabo Verde Telecom e na Caixa Económica de Cabo Verde. Também abordaram a alienação das ações da Caixa Geral dos Depósitos no BCA, “considerando o interesse do Estado não apenas como regulador, mas também como Governo, dada a importância do BCA para o sistema financeiro cabo-verdiano”, conforme explicou Olavo Correia.

O encontro também foi uma oportunidade para discutirem formas de atrair e envolver mais empresas privadas portuguesas nos diversos setores estratégicos da economia cabo-verdiana. Outro tema de grande relevância foi o empreendedorismo jovem e o empoderamento das mulheres. “Fiz um pedido especial a Portugal para que invistamos mais nos jovens e mulheres cabo-verdianos, por meio do ecossistema que estamos construindo, a fim de proporcionar as condições necessárias para que eles possam implementar suas ideias com sucesso”, avançou o Governante cabo-Verdiano.

Também abordaram o projeto de cooperação com Portugal para fortalecer “a nossa capacidade de formação profissional, visando uma certificação dupla tanto para o mercado cabo-verdiano quanto para o mercado europeu e global. Essa iniciativa ampliará nossa escala e nos permitirá aprimorar nossas habilidades profissionais, impulsionando o desenvolvimento de Cabo Verde”.

A visita do Sr. Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal foi “extremamente produtiva e reafirmou o compromisso mútuo em fortalecer os laços entre nossos países. Estamos confiantes de que, por meio dessas iniciativas conjuntas, alcançaremos resultados significativos em benefício de nossos concidadãos e do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, finalizou o Vice Primeiro-Ministro.