Navegação de acessibilidade

FMI aprova acordo de financiamento para Cabo Verde no valor aproximado de 60 milhões de dólares - Asset Display Page

FMI aprova acordo de financiamento para Cabo Verde no valor aproximado de 60 milhões de dólares

Informações,Economia Publicado em: 17-06-2022 16:10

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), aprovou um acordo de 36 meses no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado (ECF) para Cabo Verde no valor aproximado de 60 milhões de dólares. Este acordo ECF contribuirá para reforçar as reservas internacionais, preservar a sustentabilidade da dívida, aumentar a resiliência a choques, inclusive das mudanças climáticas, e tornar o crescimento mais inclusivo.

A execução deste programa vai ajudar o Governo na implementação das suas políticas incluídas no Plano Estratégico e, consequentemente criando mais espaço fiscal para investimento nos setores chaves da economia, mostrando também o comprometimento do Governo de Cabo Verde na melhoria, na gestão e na transparência das finanças públicas. Vem reforçar ainda a imagem do país junto dos nossos parceiros internacionais e dos investidores privados, internos e externos, enquanto um país estável, de confiança e transparente, que está comprometido com o processo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O pacote de financiamento ajudará a mitigar o impacto persistente da pandemia de COVID-19 e os efeitos colaterais da guerra na Ucrânia; reduzir o déficit fiscal e preservar a sustentabilidade da dívida; proteger grupos vulneráveis; e apoiar uma agenda de reformas que leve a um crescimento mais elevado e mais inclusivo.

As principais ações de política no âmbito do programa incluem medidas para aumentar as receitas e melhorar a eficiência dos gastos, fortalecer as empresas estatais para mitigar os riscos fiscais, bem como medidas para continuar modernizando o quadro de política monetária e salvaguardando a estabilidade financeira.

De salientar que na próxima semana o Governo vai realizar uma conferência sobre a “gestão das finanças públicas para os próximos tempos”, com a participação do Diretor do Departamento Africano do FMI, Abebe Selassie.