Navegação de acessibilidade

Finlândia quer Cabo Verde como membro da “Coligação de Ministros das Finanças para a Ação Climática” - Asset Display Page

Finlândia quer Cabo Verde como membro da “Coligação de Ministros das Finanças para a Ação Climática”

Publicado em: 13-03-2023 12:31

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, recebeu, em visita de cortesia, a Embaixadora da Finlândia acreditada em Cabo Verde, Satu Suikkari-Kleven.

O encontro teve como principal objetivo a apresentação da “Coligação de Ministros das Finanças para a Ação Climática”, uma iniciativa global ao qual Finlândia quer Cabo Verde como membro.

Esta coligação global, conforme explicou a Diplomata, visa apoiar os Ministérios das Finanças, dos estados membros, na elaboração de reformas políticas que abordem as alterações climáticas, e ela resulta d a Carta da Organização e Governação e com a Nota Explicativa à Carta da Organização e Governação.

Assim, os seis "Princípios de Helsínquia" proporcionam um quadro abrangente para os Membros integrarem os objetivos nacionais sobre alterações climáticas nas suas políticas económicas, fiscais e financeiras.

Essa Coligação, entre outras missões, ajuda os Membros a conceber estruturas organizacionais internas, processos, e acordos de governação para apoiar a integração do clima nos Ministérios das Finanças.

O Vice Primeiro-Ministro reagiu com apreço ao convite, afirmando que os objetivos estão alinhados com os objetivos do país, no domínio da gestão ambiental, “que é muito importante para Cabo Verde”, conforme sublinhou.

“Cabo Verde tem dado especial atenção à temática da Ação Climática. Temos trabalhado em reformas importantes nesse domínio, bem assim na criação de um Fundo Climático, um instrumento forte que queremos ter e que possa mobilizar recursos, que tenha a componente de transformação da dívida pública em financiamento climático e ambiental, na economia circular, em projetos que terão impacto na nossa economia e que aumentem a resiliência de Cabo Verde”, explicou Olavo Correia.

Por outro lado, referiu que Cabo Verde tem interesse em olhar para as experiências que existem em outras paragens, nesta matéria, particularmente a experiência da Finlândia, líder mundial nesta matéria.

De referir que, Finlândia quer desenvolver a cooperação com Cabo Verde nas áreas das energias limpas, indústria verde e economia verde.