Navegação de acessibilidade

Fórum de Investimento de Cabo Verde 2019 – Resultados alcançados - Asset Display Page

Fórum de Investimento de Cabo Verde 2019 – Resultados alcançados

Informações,Economia Publicado em: 11-01-2020 13:23

O “Cabo Verde Investment Forum 2019 – Fórum de Investimento de Cabo Verde 2019” (CVIF19) decorreu entre 1 e 3 de Julho de 2019 e foi a primeira edição de um evento empresarial de alto nível, destinado aos empresários e investidores nacionais e internacionais, bem como para as instituições financeiras e os parceiros de desenvolvimento engajados em promover e apoiar os investimentos em Cabo Verde.

O CVIF19 foi o resultado de um compromisso assumido pelo Governo de Cabo Verde durante a Conferência Internacional “Construindo novas parcerias para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, realizada em dezembro de 2018 em Paris, para reforçar o diálogo entre os setores público e privado cabo-verdiano, e os parceiros de desenvolvimento e a comunidade empresarial internacional.

O principal objetivo do CVIF19 foi acelerar os investimentos dos setores financeiros privado e público (nacionais e internacionais) e dos investidores privados (nacionais e internacionais) na implementação de projetos catalíticos que conduzam ao crescimento económico sustentável e à criação de emprego em Cabo Verde.

Como resultados alcançados, no âmbito do CVIF2019 foram identificados e analisados aproximadamente 78 projetos. Mas, considerando os critérios de pré-seleção definidos pela Comissão de Conteúdo, nomeadamente (i) Montante mínimo do investimento (2,5 milhões de Euros) e nível de necessidade de financiamento e; (ii) estado de preparação do projeto (planos de negócio, e/ou outras métricas financeiras), desses 78, foram selecionados antes do fórum 41 projetos bancáveis, para serem apresentados em sessões B2B aos investidores e financiadores presentes no evento.

Esses 41 projetos apresentados foram avaliados no montante de 50,5 milhões de euros, sendo a maioria ligado ao sector do turismo e transporte. De se realçar que a maioria deles já estão a ser implementados.

Em relação ao Portfólio de Projetos do Setor Privado, o maior valor de um projeto foi de 250 milhões de Euros, enquanto o menor valor foi de 2,5 milhões de Euros.

Para os 41 projetos apresentados, o valor acumulado das necessidades de financiamento foi de 1.010,454 milhões de Euros, sendo 87% deste valor para os projetos do setor do turismo 876,777 milhões de Euros).

Em termos de estrutura de financiamento global, as necessidades financeiras representaram cerca de 63% do volume total dos investimentos (64% para os projetos do setor do turismo).

É de se notar que a maioria dos promotores optaram pela contratação de empréstimo como principal instrumento de financiamento de seus projetos e não manifestaram, à partida, muita abertura para os investidores participarem no capital dos projetos (equity).

O recurso à equity não suscitou muito interesse por parte dos promotores devido, muito provavelmente, ao desconhecimento dos mecanismos ligados a esta ferramenta e às inquietações em relação ao controlo do negócio. Se os fundos próprios, que representaram em média 28% da estrutura de financiamento dos projetos, podem representar uma taxa de esforço interessante por parte dos promotores, os mesmos são constituídos na sua maioria por valores de terrenos, e, portanto, podem esconder as reais dificuldades financeiras dos promotores, que em muitos casos não conseguem nem financiar os estudos ligados ao desenvolvimento dos seus projetos.

Relativamente ao Portfólio de Projetos do Setor Público, aproximadamente 14 projetos foram analisados, mas muitos projetos não foram retidos devido ao incumprimento dos critérios básicos, ligados ao incipiente estado de preparação (apenas ideia de projeto).

De acordo com os critérios de pré-seleção, definidos pela Comissão de Conteúdo, nomeadamente (i) Montante mínimo do investimento (2,5 milhões de Euros) e nível de necessidade de financiamento e; (ii) estado de preparação do projeto (planos de negócio, e/ou outras métricas financeiras), 03 projetos bancáveis foram selecionados antes do fórum, para serem apresentados pelos seus promotores em sessões B2B ou B2G aos investidores e financiadores presentes no evento.

O montante acumulado dos projetos ascendeu a 2,707,141,332 de Euros, sendo 100% de necessidades de financiamento.

Dos projetos retidos, os do turismo estão localizados (01) na ilha da Boa Vista e (01) na ilha do Maio, e o projeto de transporte é localizado em mais e uma ilha, cobrindo São Vicente, Boa Vista, Sal e Santiago.

De se destacar que, durante os três dias do CVIF19, 119 pessoas participaram nas reuniões B2B (Business to Business), e foram realizadas 161 reuniões nos três espaços oficialmente designados para o efeito.

Um número incalculado de reuniões paralelas aconteceu entre as sessões e nos diversos espaços comuns do fórum, por iniciativa própria dos participantes.

Durante o CVIF19 foram celebrados foram assinados 08(oito) Memorandos de Entendimento, 1 (um)Acordo; 03 (três)Convenções e 2 (dois) Protocolo e 05(cinco) anúncios, totalizando o montante de 1.544 milhões de Euros.

Ainda de se destacar os resultados imediatos, representativos do sucesso do fórum 2019 e da realização dos seus objetivos de curto prazo, a saber: 250 participantes, incluindo 200 empresários e investidores; Representação de alto nível de pelo menos 30 grandes empresas internacionais e 10 instituições financeiras dispostas a investir em Cabo Verde; Identificação de 25 oportunidades de investimento privado em projetos bancáveis (Portfólio de Projetos); Contactos entre empresários, investidores e instituições financeiras através de 100 reuniões B2B e B2G; Formalização de 20 acordos de parceria entre empresários, investidores e instituições financeiras.

Consulte o relatório do CVFI 2019.