Navegação de acessibilidade

Encontro “kick-off” Projeto de Cibersegurança e Segurança de Informação - Asset Display Page

Encontro “kick-off” Projeto de Cibersegurança e Segurança de Informação

Informações,Parceria Publicado em: 02-12-2022 15:21

No âmbito do projeto de reforço do Sistema de Gestão de Segurança de Informação (SGSI), realizou-se esta quinta-feira, 01 de dezembro, no Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial (MFFE), um encontro “kick-off” entre a instituição, o NOSi, como parceiro estratégico, e a empresa Visionware.

Trata-se de um posicionamento do MFFE no sentido de atuar de forma preventiva e corretiva, na deteção de incidentes da segurança de informação. Isto, tendo sempre em consideração, a proteção da informação, dos sistemas de informação e das ameaças aos seus três atributos fundamentais: a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade – entre outros, minimizando os riscos de funcionamento.

O projeto vista, nomeadamente, dotar as equipas de domínio sobre questões relevantes, nomeadamente: Gestão, Governança e Sistemas de Informação; Proteção de Dados e Privacidade - que os permita compreender dos riscos relativos à segurança da informação que as organizações enfrentam nas suas atividades; implementar sistemas de gestão de segurança da informação, alinhados com as metas e objetivos de negócio; compreender as causas dos ataques e identificar as ameaças à segurança da informação; ajudar no desenvolvimento de uma cultura organizacional para a segurança da informação.

Grosso modo, esta consultoria visa dotar a Unidade de Tecnologias, Inovação e Comunicação (UTIC) do MFFE, de modo a se adotar um modelo adequado de estabelecimento, implementação, operação, monitorização, revisão e gestão de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, numa abordagem 360º à Segurança da Informação.