Navegação de acessibilidade

Ecossistema de Financiamento: aumento do crédito à economia - Asset Display Page

Ecossistema de Financiamento: aumento do crédito à economia

Informações,Economia Publicado em: 17-04-2019 12:48

As medidas de promoção e melhoria do ecossistema de financiamento à economia vem produzindo frutos, com a clara dinamização do crédito bancário ao setor privado. Para além do aumento do stock de crédito concedido ao setor privado, houve uma melhoria significativa na redução das taxas de juros.

De março de 2018 a março de 2019, foram concedidos mais de 430.000 contos de crédito, ao setor privado, a uma taxa média de 7.89% no âmbito do Ecossistema de Financiamento à economia, conforme quadro abaixo.

Esta dinâmica vem melhorando de forma significativa os investimentos privados que, consequentemente, irão contribuir para o aumento do emprego e rendimento à economia.

O protocolo assinado entre o Governo de Cabo Verde, os representantes do setor privado e os bancos comerciais vem melhorando as condições de todos os players do sistema financeiro, com melhoria evidente na confiança dos bancos, no que tange à concessão de crédito.

São os próprios bancos que confirmam a melhoria no ambiente de negócios, espelhada na evolução dos indicadores de crédito concedido a empresas e pequenos negócios, em que sublinham, “o Protocolo do Ecossistema se apresenta como um instrumento adicional e supletivo para fortalecer o financiamento da economia”. Supletivo, porquanto acarreta custos para o Estado e, neste contexto, é utilizado pelo Banco para viabilizar projetos que não seriam facilmente bancáveis de outra forma ou sem este instrumento.

Assim sendo, a evolução muito positiva do crédito concedido a empresas e pequenos negócios, resulta do contexto económico criado pelos diferentes stakeholders, sendo muito relevante o impulso prestado pelo Governo com a criação do protocolo e a sua divulgação, enquanto instrumento complementar de fomento do financiamento à economia e ao sector privado.

A base para a melhoria do ambiente de negócios já está lançada, mas ainda temos um longo caminho a percorrer de forma a promover uma abertura completa do setor bancário na promoção dos investimentos privados, através do aumento do crédito, sobretudo às pequenas e médias empresas.É neste sentido que o Governo de Cabo Verde está empenhado a trabalhar, e através da Pro-Empresa vai posicionar-se ainda mais no terreno, identificando os projetos e os promotores e facilitando o acesso ao financiamento e ainda melhorar a capacidade e abrangência das empresas prestadoras de serviço financeiros e estimular o surgimento das Fintech.