Navegação de acessibilidade

COVID-19: Empresas Chinesas em Cabo Verde doam 6,5 milhões de escudos para reforço no combate à pandemia - Asset Display Page

COVID-19: Empresas Chinesas em Cabo Verde doam 6,5 milhões de escudos para reforço no combate à pandemia

Informações,Parceria Publicado em: 11-05-2020 19:43

A Associação das Empresas Chinesas em Cabo Verde doou a quantia de 6,500,000 escudos ao país para ajudar no combate ao COVID-19. O cheque foi hoje entregue ao Fundo Nacional de Emergência para o reforço do plano de combate à pandemia, num ato simbólico que teve lugar na cidade da Praia.

Em representação do Governo, o Diretor Nacional de Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Embaixador Júlio Morais, sublinhou que este gesto vem demonstrar em como “a solidariedade da República Popular da China para com Cabo Verde, nesta conjuntura, continua a ser especial, muito bem-vinda e valorizada pelos cabo-verdianos” e, ajuntou que “vem reforçar a capacidade do Governo e das câmaras municipais em lidar com esta pandemia”.

O dirigente aproveitou o momento para expressar o apreço, em nome do Governo, por todo apoio e suporte que o país tem vindo a receber dos seus parceiros, especialmente nesta fase de crise. “É muito reconfortável ver os parceiros, como a China, estão connosco nesta batalha e é com eles que vamos vencer esta pandemia”.

O embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, que também esteve presente no ato, disse que a doação “é o exemplo vivo da profunda amizade entre dois povos e que prova a relação amistosa entre a China e Cabo Verde”. Por outro lado, manifestou a sua confiança em como, “com os esforços conjuntos de toda a sociedade, Cabo Verde será capaz de ganhar, em breve, a batalha contra esta pandemia”.

Por sua vez, o presidente da Associação das Empresas Chinesas em Cabo Verde, Zhang Dengquan, disse que a doação deste valor vem demonstrar a relação de amizade, tanto em momentos altos, como em momentos baixos.

O empresário disse ainda que, a doação resulta da iniciativa de um grupo de 10 empresas chinesas que atuam em Cabo Verde, e que quiseram contribuir para os esforços que vem sendo feito no país, no combate e na prevenção do novo coronavírus.

O presidente do Fundo Nacional de Emergência, José Luís Semedo, formulou votos de gratidão à Associação dos Empresários Chineses “por este nobre gesto de solidariedade” para com o povo cabo-verdiano.

“Deixo a garantia que enquanto presidente desta instituição o meu labor será orientado por princípios de rigor e gestão notório com o fito de fazer com que os destinatários finais desta doação sejam os que mais necessitam. É de salientar a nossa missão vai ao encontro do espírito que motivou esta generosa doação, que é mitigar os efeitos desta pandemia”, finalizou.