Navegação de acessibilidade

Cooperação: Cabo Verde e Portugal assinam adenda ao Acordo de Parceiros para o período 2018-2021 para implementação do PIEFP-CV - Asset Display Page

Cooperação: Cabo Verde e Portugal assinam adenda ao Acordo de Parceiros para o período 2018-2021 para implementação do PIEFP-CV

Informações,Cooperação Publicado em: 20-10-2022 16:21

Os Governos de Cabo Verde e de Portugal rubricaram, nesta quarta-feira, uma adenda ao Acordo de Parceiros para a Implementação do Projeto Integrado de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (PIEFP-CV).

Esta iniciativa vai permitir a continuidade do apoio técnico e financeiro de Portugal ao IEFP de Cabo Verde, e reforçar a Assistência técnica à Direção Geral do Emprego, Sistema Nacional de Qualificações e ao IEFP, particularmente nos centros de emprego e formação profissional da Variante, de Santa Cruz, de Santa Catarina e do Fogo.

No ato, em que o Governo português esteve representado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, o Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia começou por reconhecer e agradecer a tudo que Portugal tem feito por Cabo Verde, sobretudo nestes últimos anos de muitas contingências, nomeadamente a crise climática, a crise imposta pela pandemia da Covid-19 e agora a crise provocada pela a na Ucrânia.

“Portugal tem estado sempre com Cabo Verde e por Cabo Verde”, sublinhou Olavo Correia, defendendo que, não obstante muito já se tenha feito ao nível da circulação de pessoas, bens e de capitais ao nível da CPLP, “faz todo sentido promovermos a livre circulação, mas temos de criar as condições para sua efetiva implementação, com menos burocracia, mais facilidades para permitir que os talentos possam circular no espaço sem restrições desnecessárias”.

O Vice Primeiro-Ministro realçou que Cabo Verde quer, juntamente com os parceiros que apoiam o País na área da formação profissional, fazer de Cabo Verde um hub de formação profissional.

Neste sentido, informou, vai ser trabalhado nos próximos meses na identificação as infraestruturas que devem ser edificadas para o efeito para edificar esse hub.

“É mediante um plano que nós podemos trabalhar a médio e longo prazo em relação às necessidades que Portugal tem e possa vir a ter em relação a cada uma das áreas relevantes, assim podermos montar um plano de formação que possa garantir a qualificação destes recursos humanos para o mercado cabo-verdiano, português e europeu”.

Trabalhando essas várias dimensões estaremos em condições de aproveitar as oportunidades para fazermos de Cabo Verde um hub de formação profissional, certificado, com qualidade para o mercado nacional e para o mundo.