Navegação de acessibilidade

Conselho de Ministros aprova Decreto-Lei que cria e regulamenta a Zona Económica Especial para a Tecnologia - Asset Display Page

Conselho de Ministros aprova Decreto-Lei que cria e regulamenta a Zona Económica Especial para a Tecnologia

Informações,Economia Publicado em: 04-04-2022 16:36

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-Lei que cria e regulamenta a Zona Económica Especial para a Tecnologia (ZEET), na sua reunião ordinária, realizada na última quinta-feira, 31 de março.

Com esta iniciativa, explicou o Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Economia Digital, o Governo pretende atrair grandes empresas tecnológicas para produzirem serviços em Cabo Verde e vender para o resto do mundo. Ou seja, o Parque Tecnológico terá de captar o interesse do mercado regional e internacional e do investimento direto estrangeiro de modo a contribuir para o seu crescimento, consolidação, credibilização internacional e para a agilização da transferência do conhecimento para o país.

Mas sobretudo, precisou Olavo Correia, “queremos, com esta iniciativa, criar oportunidades para os talentos cabo-verdianos que atuam no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para testarem soluções aqui, nos Centros Tecnológicos do país”.

Deste modo, no quadro da ZEET, vão ser montadas todas as condições para que os jovens possam criar, inovar, produzir serviços e exportá-los à escala regional e mundial, assegurou o Governante.

Olavo Correia avançou igualmente que a ideia é montar na cidade da Praia, com a construção do Parque Tecnológico em construção, “um hub tecnológico”, com uma extensão em São Vicente, e que vai permitir de Cabo Verde uma referência na sub-região africana, em termos da criação de condições para os talentos.

“Um investimento matricial para o futuro de Cabo Verde, para nossa juventude mais criativa para que possamos fazer de Cabo Verde um espaço de criação, de inovação e de exportação de serviços tecnológicos”, finalizou.