Navegação de acessibilidade

Conferência Internacional de Parceiros: Prioridades para impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento - Asset Display Page

Conferência Internacional de Parceiros: Prioridades para impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento

Informações,Economia Publicado em: 05-05-2023 15:14

“Prioridades para impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento”, foi tema do primeiro painel na Conferência Internacional de Parceiros, realizado na ilha da Boa Vista, com o objetivo de mobilizar recursos e parcerias com vista à realização de investimentos nos Projetos Transformadores, adentro dos Pilares Programáticos do PEDS II, passíveis de impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento sustentável do País.

Neste sentido o painel teve como oradores, Membros do Governo que aprofundaram a abordagem dos principais programas do PEDS II, bem como os projetos transformadores que operacionalizam as mudanças essenciais deste plano estratégico.  

Destaca-se o turismo por continuar sendo a principal âncora de Cabo Verde, e neste ciclo marcamos a diferença com a diversificação do turismo e a criação de valor para os cabo-verdianos, fidelizando, também, os nossos visitantes.

Efetivamente a Diáspora Cabo-verdiana poderá desempenhar um papel relevante, no investimento, na saúde, educação, ciência e em suma, no desenvolvimento de Cabo Verde.

Este painel evidenciou como o PEDS II cumpre o objetivo estratégico de garantir a recuperação económica, a consolidação orçamental e o crescimento sustentável, promover a diversificação e fazer de Cabo Verde uma economia de circulação localizada no Atlântico Médio, promover o desenvolvimento social pelo capital humano, inclusão e mobilidade, redução das desigualdades, erradicação da pobreza extrema e igualdade de género e fazer da Diáspora um ator importante no processo de desenvolvimento do País.

A abordagem deste tema confirma também o percurso de sucesso que Cabo Verde pretende realizar no domínio da transição energética e o facto deste ciclo ser marcado pelo maior programa de habitação de todos os tempos e por projetos que tornam o digital no verdadeiro acelerador do desenvolvimento empresarial e da modernização do Estado. Acentua também a transformação da agricultura como prioridade e em especial reafirma a ambição da erradicação da extrema pobreza enquanto reconquista de dignidade para dezenas de milhares de cabo-verdianos.