Navegação de acessibilidade

Comité de Pilotagem de Encerramento do Programa “Fundo de Descentralização de Cabo Verde”. - Asset Display Page

Comité de Pilotagem de Encerramento do Programa “Fundo de Descentralização de Cabo Verde”.

Informações,Parceria Publicado em: 25-02-2023 12:16

O Comité de Pilotagem do Fundo de Descentralização esteve reunida nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, para o encerramento do referido programa e fazer balanço dos resultados alcançados.

Após três anos de muito trabalho, “é notável os resultados da implementação deste projeto, em cada município de Cabo Verde”, conformem avaliou o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, sublinhando que os resultados conseguidos com a implementação do Projeto são bastante positivos.

“Estamos a falar de um projeto que começou durante o auge da crise pandémica e termina no auge da crise inflacionária. Os resultados são manifestamente positivos e com impacto claro nas comunidades onde tiveram as intervenções”, sublinhou

O mesmo considerou a Descentralização como um pilar essencial para a promoção do desenvolvimento económico e social do nosso Arquipélago.

“Para o Governo de Cabo Verde reduzir as desigualdades e as assimetrias regionais, alcançar o desenvolvimento sustentável e equilibrado de todas as ilhas e aprofundar a descentralização são matérias de consenso a nível dos decisores políticos e constituem um compromisso internacional de Cabo Verde, enquanto País signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que têm como um dos seus princípios basilares não deixar ninguém para trás”, acrescentou.

Por seu turno, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Grão-Ducado do Luxemburgo, Thomas Barbancey, realçou que o projeto teve um impacto direto na melhoria das condições de vida em todos os municípios de Cabo Verde. “Em cada projeto, exprimir as vontades das comunidades, segundo as prioridades definidas por elas mesmas e espelhadas nos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS), isso também se refletiu na imensa diversidade de setores produtivos apoiados, que vão da cultura à agricultura, à água para o consumo humano ou à pesca”, sublinhou.

De referir que, o Programa Fundo de Descentralização, financiado pelo Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo, com suporte técnico e gestão do Programa das Nações Unidas para o

Desenvolvimento – PNUD, em estreita articulação com o Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças/Direção Nacional do Planeamento, beneficiou 22 municípios de Cabo Verde, na implementação de um total de 22 projetos de desenvolvimento local considerados prioritários e que se traduziram na melhoria da qualidade de vida e na redução da pobreza das populações mais vulneráveis.