Navegação de acessibilidade

Comemoração dia do Jovem, AfCFTA - Discurso de Encerramento Discurso do Secretário de Estado da Economia Digital - Asset Display Page

Comemoração dia do Jovem, AfCFTA - Discurso de Encerramento Discurso do Secretário de Estado da Economia Digital

Informações,Evento Publicado em: 10-11-2022 10:18

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Não será possível a criação de uma nova economia no nosso continente com as formas antigas de estar e de pensar

A Área de Livre Comércio Continental de África (AfCFTA) é um grande passo no caminho da emancipação económica. Este acordo abrirá os mercados, promoverá a concorrência leal e garantirá que as economias cresçam de forma sustentável. A missão dos AfCFTAs é criar um mercado continental único com livre circulação de bens, serviços, pessoas e capitais, eliminando tarifas e outras barreiras comerciais entre os países da África.

Minhas Senhoras e Meus Senhores

A África está pronta para o sucesso.

Somos o continente mais jovem do mundo, com uma idade média de 19,9 anos. Temos a maior taxa de crescimento populacional e quase 60% dos africanos têm menos de 20 anos. Nos próximos 10 anos, veremos nossos jovens crescerem de 17 milhões para 400 milhões novos potenciais trabalhadores.

Temos também a maior população em idade ativa, com 1 bilhão de pessoas entre 15 e 64 anos – cerca de 30% de todos os africanos se enquadram nessa categoria, em comparação com os 16% a nível global. Isto significa que temos um grande potencial para o desenvolvimento económico à medida que mais e mais pessoas entram nos seus primeiros anos de trabalho.

<Contextualização da Juventude Africana>

A juventude africana, que constitui 70% da população do nosso continente, está determinada a ver uma África próspera onde a liberdade pode ser alcançada através da emancipação económica.

A busca pela prosperidade dos jovens africanos não pode ser condicionada pela falta de oportunidades, por isso temos que tomar as melhores decisões. É importante que a União Africana (UA) tome medidas concretas para aliviar as dificuldades, proporcionando mais empregos para os jovens em todo o continente.

Nesta nota, alguns países têm-se esforçado para apresentar soluções inovadoras para lidar com o desemprego entre seus cidadãos, atrvés da inovação e da tecnologia.

< Jovens Como Agentes para o desenvolvimento socioeconómico de África >

Os jovens são importantes agentes de desenvolvimento socioeconômico e industrialização. Eles têm um papel a desempenhar no sucesso da área comercial da África. A juventude do continente está determinada a ver uma África próspera onde a liberdade pode ser alcançada através da emancipação econômica. Nos países africanos, eles têm um papel importante nos desenvolvimentos políticos, sociais e tecnológicos por meio de suas contribuições para a educação e inovação (Jomo KENYATTA, 1999).

<Pro-actividade dos Jovensde e o Aproveitamento de Novas Oportunidades concedidas pela AfCFTA >

Os jovens empresários devem aproveitar as oportunidades para aumentar as suas actividades comerciais transfronteiriças através da participação activa na zona continental de comércio livre do continente.

A Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA) é uma boa oportunidade para os jovens empreendedores desenvolverem suas atividades comerciais transfronteiriças. É provável que o AfCFTA melhore o comércio intrarregional eliminando barreiras tarifárias e não tarifárias, reduzindo custos e aumentando as cadeias de valor, ao mesmo tempo em que promove a integração econômica regional por meio da harmonização de políticas.

O AfCFTA apresentará muitas novas oportunidades para jovens empreendedores e forças de trabalho. A União Africana (UA) tem a visão de criar uma Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA), que será uma das maiores áreas de livre comércio do planeta. Com uma população de 1,2 bilhão de pessoas, espera-se que mais de 50% do crescimento do PIB mundial entre agora e 2050 venha da África à medida que continua seu processo de industrialização.

Irá também mudar a forma como fazemos negócios em África, removendo as barreiras ao comércio e ao investimento, deixando-nos mais livres para interagir uns com os outros além-fronteiras e tornando os nossos negócios mais competitivos a nível global. Além disso, reduzirá custos em diferentes setores, como serviços de logística, pois permite uma melhor padronização de processos; isto significa custos mais baixos tanto para as empresas que procuram soluções de transporte como para as que oferecem serviços de transporte em escala através das fronteiras em ambos os lados."

< Oportunidades para os Jovens em Cabo Verde >

Capacitação dos Jovens

Em termos nacionais, Cabo Verde tem apostado na capacitação dos jovens para este novo cenário, reforçando as capacidades digitais da juventude utilizando diversos canais de partilha e disseminação do conhecimento. Neste domínio destacam-se os esforços feitos para implementar os WebLabs em todas as escolas secundárias, e numa secunda fase nas escolas primarias, a implementação em curso do projeto IBM DNA (Digital Nation Africa), experiência piloto em Africa, que para alem das escolas secundarias, foi recentemente expandida para as universidades e a formação profissional com o objetivo de atingir nos próximos 2 anos mais de 20.000 jovens. Também é importante destacar o NOSiAkademia com os estágios profissionais no domínio das TIC, permitindo aos jovens recém-formados terem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades num ambiente tecnológico e serem mais competitivos no mercado de trabalho nacional e global, além de parcerias estratégicas com diferentes centros de certificação de referência mundial para aumentar a oferta em termos de criação de competências digitais em vários domínios. Por fim, destacar o importante papel do Ministério da Educação e das instituições de ensino superior no desenvolvimento de políticas que promovam o acesso e a qualidade da educação STEM em Cabo Verde, incluindo políticas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, normas, investigação científica e inovações.

Programas de Empreendedorismo

Cabo Verde tem um programa de empreendeorismo de base tecnológica, a Cabo Verde Digital, com o obejctivo de capacitar empreendedores e financiar ideias ideias inovadoras, que já vai na sua 3ª edição com jovens que acreditam no seu potencial, que agarram as oportunidades e acreditam que podem levar avante a sua ideia de negócio, com cerca de 50 jovens contemplados no compto das 3 edições, um valor considerável, tendo em conta a dimensão do país.

Conclusão

África é o continente mais jovem do mundo, com mais de metade da sua população com menos de 25 anos. As pessoas aproveitem o potencial de África para se tornar a próxima potência económica global Através da participação activa na zona de comércio livre continental do continente, os jovens empresários poderão aumentar as suas actividades comerciais transfronteiriças e assim contribuir para o sucesso da zona de comércio de África.

Pedro Lopes

Secretário de Estado da Economia Digital, República de Cabo Verde