Navegação de acessibilidade

Cerimónia de lançamento público da Plataforma Eletrónica da Contratação Pública-E-Compras - Asset Display Page

Cerimónia de lançamento público da Plataforma Eletrónica da Contratação Pública-E-Compras

Informações,Investimento Publicado em: 22-03-2023 15:27

𝐂𝐨𝐧𝐬𝐮𝐥𝐭𝐞 𝐚 𝐏𝐥𝐚𝐭𝐚𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 𝐄𝐥𝐞𝐜𝐭𝐫ó𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐭𝐚çã𝐨 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚: www.ecompras.gov.cv

Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde através do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, tendo em consideração o papel cada vez mais imprescindível dos instrumentos eletrónicos na concretização dos objetivos de transparência, celeridade e eficiência nos processos de contratação pública.

O E-compras é um sistema de gestão de negociação web, utilizado para automatizar os processos de aquisições públicas relativamente a bens, serviços e produtos e garante todas as funcionalidades dos procedimentos nomeadamente: tramitação prévias ao início do procedimento à adjudicação; gestão de necessidades, plano anual de aquisições, plano anual de aquisições agrupadas, aquisição simplificada, elaboração e publicitação dos procedimentos e gestão de contratos.

Este recurso digital vem conferir mais transparência, mais celeridade e mais segurança no processo de aquisição pública, bem assim, vem facilitar a comunicação e a melhoria da logística na Administração Pública, com impacto imediato e significativo na redução dos custos no contexto do país e na dinamização da economia local e nacional.

A cerimónia foi presidida pelo Sr. Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia e contou com a participação do Sr. Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, a par de uma larga representação da Administração Pública Nacional.

O ato aconteceu na tarde desta terça-feira, 23 de março, na cidade da Praia e foi mais um importante passo na caminhada de Cabo Verde rumo à edificação de uma economia com um cada vez maior pendor digital.