Navegação de acessibilidade

Centro de Emprego e Formação Profissional da Boa Vista inaugurado esta semana pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças - Asset Display Page

Centro de Emprego e Formação Profissional da Boa Vista inaugurado esta semana pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças

Informações,Investimento Publicado em: 30-01-2020 16:57

Vai formar já neste ano, 400 jovens. Será um total de 20 ações de formação profissional em diversas áreas: como serviços de andar e lavandaria; design multimédia e marketing digital; eletricidade; atendimento e orientação ao cliente; informática; inglês; alemão; contabilidade geral; manuseamento e manutenção de pescado; saúde higiene e segurança alimentar; manutenção de motores, entre outros.

É um momento de viragem, garante o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, ao realçar que o centro está enquadrado no projeto do Governo de Cabo Verde em beneficiar 10 mil jovens/ano com formação profissional e estágios.

Trata-se de um centro de formação que vai trabalhar muito ancorado no turismo. Já que o alojamento e restauração são a principal atividade económica da ilha, contribuindo com 38,1% para a riqueza, quadro esse que configura, também, o peso e o potencial do setor privado da ilha.

O potencial neste setor é efetivamente significativo, tendo em conta que a ilha dispõe de uma oferta de 3.044 quartos e uma capacidade de alojamento de 6.321 hospedes, cerca de 25,9% da capacidade nacional.

Dados do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2017/2021) apontam que a força de trabalho de Boa Vista era até recentemente constituída por 9.718 ativos e esta ilha tem a maior taxa de atividade (82%) e a segunda menor taxa de desemprego do país (7,9%).

O turismo constitui a atividade polarizadora e multiplicadora da economia da Boa Vista, com todo o potencial de criação de empregos diretos e indiretos, com impacto na construção civil, empresas de serviços, comércio em geral, pesca e transportes.

O pessoal remunerado ao serviço do setor na Ilha representava, em 2016, um contingente de 1.910 trabalhadores, sendo que estavam 1.826 colocados em Hotéis, segundo dados estatísticos de 2017 do INE. O crescimento previsional da hotelaria é exponencial em número de empresas e de empregos, com uma previsão de criação de cerca de 4.000 postos de trabalho até 2022.

As projeções apontam que o salto de criação de postos de trabalho a partir de 2018, será em curva ascendente praticamente a pique até 2021. Ou seja, passando dos 1.910 trabalhadores de 2017, para 5.132 em 2021, um aumento de 168% no período, ou seja, mais 3.222 pessoas empregadas.                

A população da ilha da Boa Vista neste ano de 2020 rondará os 20 mil habitantes. Trata-se da ilha com o PIB mais elevado do País.

O Centro de Emprego e Formação da Boa Vista, para alcançar os ambiciosos resultados a que se propõe, vai privilegiar um trabalho em rede com os restantes Centros de Formação Profissional do IEFP, mas também de parceria intensiva com as Empresas, a Câmara Municipal da Boa Vista e o seu Centro da Juventude; a Sociedade de Desenvolvimento do Turismo da Boa Vista e Maio; a Delegação do Ministério da Educação; e, não menos importante com o Fundo do Turismo.

O centro está localizado na cidade de Sal-Rei, no edifício da Escola do Pescador (a lado do mercado de peixe) e tem um pólo no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Boa Vista. Contou com as parcerias da Câmara Municipal da ilha (representado no ato pelo edil José Luís Santos) e com o engajamento do Governo do Grão-ducado de Luxemburgo (representado no ato pela encarregada de negócios da embaixada Luxemburguesa em Cabo Verde, Angèle da Cruz).