Navegação de acessibilidade

Casa Cidadão cumpriu com os procedimentos legais na contratação da solução "NhaBex" - Asset Display Page

Casa Cidadão cumpriu com os procedimentos legais na contratação da solução "NhaBex"

Informações,Nota de Esclarecimento Publicado em: 27-05-2020 22:50

                                                              

Na sequência da notícia veiculada na comunicação social, no dia 13 de Maio de 2020, em que a Casa do Cidadão foi referenciada como uma das instituições que terão “favorecido” a empresa IT SOLUTION ao adquirir a solução tecnológica denominada “NHA BEZ”, cumpre-nos o dever de prestar os seguintes esclarecimentos:

Em maio de 2019, a “IT Solutions” apresentou uma solução inovadora, que permitia a emissão e controlo de senhas online, e que se integrava com as redes sociais. O valor da proposta era de 30.000CVE + IVA, para se implementar a solução nas instalações da Casa do Cidadão na Praia, São Vicente, Sal e Fogo. A proposta incluía um período experimental de dois meses.

Em agosto de 2019, na sequência de um concurso restrito realizado no âmbito do projeto de modernização dos hospitais central e regional, a gestão da Casa do Cidadão decidiu implementar, a título experimental, o sistema NHA BEX no âmbito de uma proposta submetida em maio, por um período de um ano, renovável ao máximo até três anos. De frisar que, o valor global e final desse contrato será de 1.242.000$00 (um milhão, duzentos e quarenta e dois mil escudos), um valor que, pelas regras da contratação pública, está dentro dos limites para o ajuste direto.

De agosto 2019 a fevereiro de 2020, a aplicação «Nha Bex» foi utilizada nas casas do Cidadão das Ilhas do Sal, São Vicente e Praia, a título experimental e de forma gratuita.

De frisar que os dispensadores de senhas foram adquiridos à empresa RIRUI, tendo na data a UGCC convidado a uma outra empresa a apresentar uma proposta que depois de avaliada foi preterida em relação à proposta apresentada pela empresa RIRUI.