Navegação de acessibilidade

Cabo Verde vai presidir e sediar African Caucus 2023 - Asset Display Page

Cabo Verde vai presidir e sediar African Caucus 2023

Informações,Economia Publicado em: 02-05-2022 18:44

Cabo Verde vai presidir e acolher a edição 2023 do African Causus, uma importante reunião anual que agrega os ministros das Finanças, Planeamento e governadores africanos dos bancos centrais junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Grupo Banco Mundial (GBM).

Esta é uma das decisões saídas de um encontro técnico do FMI e do Banco Mundial para a preparação do African Constituency Meeting (Preparação do African Caucus), à margem das Reuniões de Primavera realizadas no último mês.

Assim, com a atualização do quadro rotativo estipulado para a presidência do African Caucus, Cabo Verde assumirá a presidência em 2023. Trata-se de um evento que representa uma excelente oportunidade para o Governo na promoção da agenda de desenvolvimento de Cabo Verde junto dos altos representantes do FMI, do Banco Mundial e dos vários governadores dos países africanos.

De acrescentar ainda que, com a confirmação de Cabo Verde em presidir (Chair) e sediar o African Caucus 2023, o país passa então a primeiro Vice-Chair no African Caucus 2022, evento este previsto realizar-se de 5-10 julho de 2022 em Marrocos.

Estabelecido em 1963, o Caucus tem como principal objetivo fornecer aos Governadores Africanos do Grupo Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), um mecanismo para coordenação e harmonização das suas ações, de modo a salvaguardarem efetivamente os interesses dos países membros junto das instituições Bretton Woods.