Navegação de acessibilidade

Cabo Verde passa a integrar grupo de acionistas do Fundo Infraestruturas África50 - Asset Display Page

Cabo Verde passa a integrar grupo de acionistas do Fundo Infraestruturas África50

Informações,Parceria Publicado em: 20-07-2022 12:01

Cabo Verde assinou ontem, em Marraquexe, Marrocos, o contrato que formaliza a entrada do país como novo acionista de África50, uma instituição financeira que aposta no desenvolvimento de infraestruturas no Continente, com foco em projetos nas áreas de energia, transportes, tecnologias de informação, a saúde, a educação e as fintech..

Para o Governo de Cabo Verde esta iniciativa representa uma importante janela de financiamento que se abre ao país para, junto da África50, agilizar o financiamento de projetos estruturantes para a economia do país, nomeadamente, aeroportos, portos, projetos no setor energético, água e saneamento, na educação, saúde e tecnologias.

“A adesão de Cabo Verde ao grupo de acionista desta importante plataforma financeira acontece num período em que o país está a sair de uma grande recessão económica, em resultado da pandemia, a maior em África e nos SIDS, e em decorrência da nossa forte dependência do setor do turismo”, considerou a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Dra. Adalgisa Vaz, durante o ato da assinatura do acordo durante a Assembleia Geral de Acionistas do África50, em representação do Governo de Cabo Verde, que está a decorrer em Marrocos até dia 21 de julho.

A mesma fonte referiu que, em face a este cenário, o Governo decidiu acelerar a diversificação da economia do país “como orientação estratégica constante da nossa agenda de desenvolvimento 2030 e traduzido no nosso PEDS 2, como programa de infraestruturas nos setores considerados estratégicos, nomeadamente, na economia digital, na economia azul e nas energias renováveis, com foco na transformação do país num hub aéreo, atendendo à nossa localização geoestratégica”.

A Secretária do Estado do Fomento Empresarial realçou que, neste momento, Cabo Verde precisa encontrar soluções inovadores para financiar o Gap de infraestruturas que o país enfrenta. Deste modo, considerou, “assim que criamos um quadro institucional para uma cooperação frutífera com a África50 nas duas componentes das suas atribuições, apoio na elaboração e financiamento de projetos de infraestruturas estratégicos para processo de desenvolvimento do país”.

De referir que a Assembleia dos acionistas, que iniciou nesta terça-feira, 19, acontece sob o tema “Acelerar a resiliência e a recuperação”, 22 de julho, e conta com a participação do Presidente do Conselho de Administração da Multinacional Africa50, Dr. Alian Ebobisse, do Presidente do BAD, Dr. Akinwumi Adesina, Primeiro Ministro de Marrocos, Dr. Aziz Akhannouch, e os ministros das finanças dos países subescritores da África50.