Navegação de acessibilidade

Cabo Verde participa nas Reuniões Anuais de 2023 dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento - Asset Display Page

Cabo Verde participa nas Reuniões Anuais de 2023 dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento

Informações,Economia Publicado em: 23-05-2023 17:45

A equipa de Cabo Verde, liderada pela Secretária do Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, participa na 58ª Reunião Anual do Banco Africano de Desenvolvimento e na 49ª Reunião Anual do Fundo Africano de Desenvolvimento, a decorrer até 26 de maio de 2023, em Sharm El Sheikh, República Árabe do Egipto.

Este ano as reuniões estão sendo realizadas sob o lema "Mobilizar o financiamento do setor privado para as alterações climáticas e o crescimento verde em África".

Um tema que segundo o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, foi escolhido com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade urgente de financiamento climático.

"Hoje em dia, para onde quer que olhemos em África, as alterações climáticas estão a causar caos. No Sahel, as temperaturas mais quentes estão a secar a água limitada, causando stress hídrico nas culturas, e no gado, e agravando a insegurança alimentar”, sublinhou.

O Presidente do BAD, reconheceu que ainda há muito a fazer, uma vez que o financiamento climático do setor privado em África terá de aumentar 36% por ano.

O Banco Africano de Desenvolvimento está a liderar os esforços de adaptação climática, em todo o continente, e dedicou 63% do seu financiamento climático, o mais elevado entre todos os bancos multilaterais de desenvolvimento.

Neste sentido, o Governo de Cabo Verde tem trabalhado afincadamente com diferentes parceiros para possibilitar que o setor privado Cabo-verdiano possa fazer parte de uma agenda, com foco em tornar o país mais resiliente. De realçar que tem sido feito um importante programa para a criação de Fundo Climático e Ambiental através da qual o Governo poderá mobilizar recursos, e ter a componente de transformação da dívida pública em financiamento climático e ambiental, na economia circular, em projetos que terão impacto na economia e que aumentem a resiliência de Cabo Verde.