Navegação de acessibilidade

Cabo Verde e Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos da América querem reforçar laços comerciais e aumentar os investimentos - Asset Display Page

Cabo Verde e Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos da América querem reforçar laços comerciais e aumentar os investimentos

Informações,Parceria Publicado em: 29-05-2019 11:04

Esta intenção foi manifestada pelas partes durante o encontro que o Secretário de Estado das Finanças de Cabo Verde, Gilberto Barros, manteve ontem, na ilha do Sal, com a Presidente do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM BANK), Kimberly Reed, e sua delegação de alto nível.

O Secretário de Estado Gilberto Barros e a Presidente Kimberly Reed reafirmaram a importância do relacionamento histórico e econômico entre os Estados Unidos e Cabo Verde desde 1818.

Na final do encontro, Kimberly Reed enalteceu o importante encontro mantido com o Secretário de Estado Gilberto Barros onde, “tivemos uma discussão produtiva sobre as formas como os investidores dos EUA, incluindo a comunidade da diáspora cabo-verdiana, e os exportadores de produtos e serviços 'Made in the USA' podem fazer uma diferença positiva neste mercado emergente, que é o mercado cabo-Verdiano”.

Reed disse ainda que, neste encontro, puderam discutir a importância de setores econômicos específicos, incluindo infraestrutura marítima e de aviação, e pequenas empresas. A Presidente do Eximbank dos Estados Unidos notou que “Cabo Verde também é uma boa plataforma para empresas norte-americanas que querem fazer negócios no continente africano”, reconheceu Kimberly Reed.

Por sua vez, o Secretário de Estado enfatizou a estratégia do Governo conforme o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável centrado na utilização da vantagem de localização geoestratégica que faz de Cabo Verde uma plataforma de serviços. Ele enfatizou que esta estratégia tem como motor setor privado e que o Estado tem o papel de criar o ambiente de negócios favorável a iniciativa privada por forma a atrair investimentos privados

A delegação americana contava também, com a Sra. Bonnie Glick, Directora Geral adjunta da USAID, o Sr. Andrew Olmen, Assistente do Presidente da República para os assuntos económicos e Director adjunto do Conselho Economico, o Sr. Cyril Sartor, Assistente do Presidente da República a Director Sénior para os assuntos Africanos no Conselho Nacional de Segurança.

Além do Secretário de Estado as Finanças, a delegação Cabo-verdiana era constituída pelo Presidente do Consello de Administração da ASA, Sr. Jorge Benchimol, o Presidente da Assembleia Municipal do Sal, o Sr. Carlos Santos, o Assessor do Ministério das Finanças, o Dr. João Santos e a Sra. Carla St. Aubyn, Assesora do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Para mais informações sobre o EXIM, visite www.exim.gov