Navegação de acessibilidade

Cabo Verde com forte presença no Programa StepByTech, da Câmara Municipal de Lisboa - Asset Display Page

Cabo Verde com forte presença no Programa StepByTech, da Câmara Municipal de Lisboa

Informações,Comunicado Publicado em: 11-04-2023 16:03

Arranca hoje, 11 de abril, o programa StepByTech, com cerca de 50 participantes de Cabo Verde. Um programa 100% gratuito, da Direção Municipal de Economia e Inovação - Future of Work Lisboa, que aposta nas competências do futuro. 

Proporcionar a experimentação no universo da programação e acelerar a maturidade digital das pessoas e empresas, são alguns dos objetivos do programa.  

Com o apoio da Le Wagon Portugal, escola de programação de referência em todo o mundo, o StepByTech divide-se em três fases. Nesta primeira, 700 participantes, onde se incluem todos os inscritos de Cabo Verde, terão acesso, por via remota, a workshops e conversas inspiradoras sobre o mercado de tecnologia.  

Desta etapa, apenas 50 participantes serão selecionados, tendo a oportunidade de seguir a sua viagem no mundo da programação, aprofundando assim suas competências. Uma segunda fase que decorrerá no mês de maio, com sessões em programação web em formato presencial.  

Numa terceira e última fase, de julho a setembro, também em formato presencial, 5 participantes vão ter oportunidade de se juntar ao bootcamp intensivo da Web Development, no campus da Le Wagon, com formação avançada e reconhecimento internacional. Um curso que providencia aos alunos todas as ferramentas necessárias para começarem uma nova carreira na área das tecnologias, ou lançarem a sua própria startup.  

Quem terminar com sucesso esta última etapa, terá ainda mentoria de carreira para entrada no mercado de trabalho tech, contacto direto com parceiros e acesso ilimitado à plataforma interna e rede da Le Wagon.  

Fazer parte do StepByTech, traz assim para os participantes de Cabo Verde, além de oportunidades de futuro e desenvolvimento de competências digitais, a possibilidade de 5 bolsas completas de formação avançada em Web Development. Aberto a pessoas dos 18 aos 68 anos, o programa contribui também para incentivar a atuação das mulheres na tecnologia. 

A participação de Cabo Verde no programa StepByTech resulta do protocolo assinado entre o Ministério da Economia Digital e a Câmara Municipal de Lisboa, em novembro último, no âmbito da participação do arquipélago na sétima edição da Web Summit. A assinatura desse protocolo também coloca Cabo Verde como um parceiro no projeto “Fábrica de Unicórnios” em Lisboa, com empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares.