Navegação de acessibilidade

Cabo Verde com excelente qualificação no Relatório do CPIA do Banco Mundial - Asset Display Page

Cabo Verde com excelente qualificação no Relatório do CPIA do Banco Mundial

Informações,Relatório Publicado em: 05-08-2019 11:19

O Banco Mundial divulgou nesta quarta-feira, 31 de agosto, o seu relatório de anual de Avaliação Institucional e das Políticas Nacionais (CPIA), onde Cabo Verde consta como o segundo colocado neste ranking, perdendo apenas por Rwanda.

Cabo Verde obteve 3.8 pontos, enquanto que Rwanda está 4.0 pontos, liderando as classificações na CPIA, tanto em África como em todo o mundo.

Quénia, Senegal e Uganda, todos com 3,7, completam o top5. O BM explica que o Sudão do Sul continua a ser o País com a pontuação mais baixa, 1.5, na CPIA.É com satisfação que registamos esta nova avaliação do Banco Mundial.

O Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia, reagiu a esses dados dizendo que, “segundo lugar é bom, dá um conforto, mas a nossa ambição é ser o primeiro”.

Para Olavo Correia, Cabo Verde tem todas as condições para ultrapassar o Ruanda e liderar este ranking do ponto de vista de avaliação, ao nível das políticas públicas, mas também da qualidade das suas instituições.

“O nosso país tem hoje um patamar de desenvolvimento institucional bom, mas nós precisamos melhorar: ao nível da regulação; do ambiente de negócio; precisamos reforçar ainda mais o quadro macro-económico; precisamos de um sistema educativo com mais qualidade com grande aposta na ciência, nas línguas e na tecnologia; é muito importante que continuemos com a política de inclusão”.

Por outro lado, disse que o Governo tem estado a trabalhar para reformar um conjunto de setores que têm a ver com os transportes aéreos, transportes marítimos, gestão portuária, gestão aeroportuária, redução do custo dos fatores, principalmente o de energia, “para que possamos colocar Cabo Verde como sendo o melhor país do mundo em matéria de fazer negócios e de promoção de empresas”.

Confira o Relatório CPIA neste link aqui: