Navegação de acessibilidade

Cabo verde apresenta o seu Relatório Nacional Voluntário 2021 no Fórum Político de Alto Nível sobre ODS - Asset Display Page

Cabo verde apresenta o seu Relatório Nacional Voluntário 2021 no Fórum Político de Alto Nível sobre ODS

Informações,Evento Publicado em: 13-07-2021 13:26

A apresentação foi feita na tarde de ontem, 12 de julho, pelo Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Dr. Olavo Correia, a partir do Ministério das Finanças, acompanhado da Coordenadora Residente das Nações Unidas no Cabo Verde, Dra. Ana Graça.

Apresentar o VNR é um exercício de extrema importância para Cabo Verde, sendo este uma plataforma das Nações Unidas para a revisão da Agenda 2030. Um fórum voluntário no qual os países em diferentes fases de desenvolvimento, usam as mesmas metodologias para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentáveis, fazendo uma auto-avaliação dos progressos e desafios relativamente em aos ODS, partilhando as boas práticas e os ganhos que o país tem tido e sobretudo os desafios que aumentaram nos últimos tempos devido a pandemia.

De acordo com o Vice-Primeiro Ministro, é de se notar que Cabo Verde tem feito progressos extraordinários, após a independência, em matéria de criação de condições para fazer do Arquipélago um país desenvolvido e atingir a meta de desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, reconheceu que existem ainda vários e crescentes desafios.Desafios esses, conforme explicou, resultam não só do processo de desenvolvimento, mas também que são agora impostos pelas consequências da pandemia da Covid-19. Nomeadamente, “estamos a falar de desafios ao nível da pobreza - nós temos tido uma evolução muito importante nos últimos anos. De 2015 a 2020 reduzimos fortemente a taxa da pobreza em Cabo Verde, de 23,7% para 13,1%. Uma evolução extremamente importante para Cabo Verde e que está sendo hoje condicionada pelas consequências da Covid 19”.

Neste sentido, apelou à continuidade do apoio da comunidade internacional para que os progressos construídos por Cabo Verde, ao longo desse percurso, não sejam postos em causa pela pandemia.

Ainda, no âmbito desse Fórum, o Vice-Primeiro Ministro respondeu a questões relacionadas com temáticas sobre a igualdade de género, localização dos ODS e perdão da dívida. O mesmo garantiu que o país tem tido progressos extraordinários em matéria de criações de condições para fazer de Cabo Verde um país desenvolvido, de modo a atingir a meta para o desenvolvimento sustentável.Durante o fórum foram analisados alguns ODS, nomeadamente, Erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, trabalho decente, reduzir as desigualdades, produção e consumo sustentáveis, Ação contra o clima, Parcerias, Paz e Justiça.

Esta é a segunda vez que Cabo Verde apresenta o VNR, lembrando que em 2018, o país apresentou às Nações Unidas, o primeiro Relatório Nacional Voluntário sobre a Implementação da Agenda 2030, que teve uma aceitação muito boa no seio da comunidade internacional.

De realçar que o Governo de Cabo Verde respondeu aos desafios do país com um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017 – 2021, que apela a uma transformação estrutural na perspetiva de um desenvolvimento sustentável a longo prazo, e resiliência. O Relatório do PEDS 2017-2020 será a principal fonte do Relatório Voluntário Nacional (VNR) 2021.

“Cabo Verde esta de parabéns porque só mesmo com uma forte liderança e apropriação nacional é que se consegue fazer uma análise desta envergadura, num período de 3 anos, sobretudo num contexto bastante desafiante tendo em conta as consequências da Covid19”, congratulou Ana Graça.