Navegação de acessibilidade

Cabo Verde é o segundo melhor ecossistema para startup tecnológica da CEDEAO - Asset Display Page

Cabo Verde é o segundo melhor ecossistema para startup tecnológica da CEDEAO

Informações,Economia Publicado em: 31-05-2022 18:32

Cabo Verde sobe 7 (sete) posições no ranking mundial de Ecossistema de Inovação da StartupBlink, ocupando, em 2022, a posição 80 a nível mundial, após ter entrado, em 2020, no ranking dos 100 (cem) melhores ecossistemas para startups de base tecnológica, do mundo. O país posiciona-se como o segundo melhor ecossistema de inovação a nível da CEDEAO.

Antes de de 2019, não estávamos nesta lista. Em 2020, entrámos orgulhosamente, pela primeira vez, no top 100 do StartupBlink, que avalia os melhores ecossistemas globais de startups de base tecnológica”, afirma o Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.

O Governo de Cabo Verde tem como propósito a criação de uma economia transformada e digitalizada, posicionar o país como um hub de prestação de serviços digitais de excelência, para o mercado regional. Como reforça o Secretário de Estado, "a partir do momento que entrámos no ranking, prometemos trabalhar, arduamente, para nos mantermos no top 100 e subir posições, e a verdade é que, em 3 anos, subimos sempre”.

Para alcançar as metas propostas, diferentes iniciativas têm sido implementadas, desafiando, constantemente, jovens empreendedores a, com ousadia, criar e apresentar soluções tecnológicas para os desafios a que são expostos.

“Este posicionamento é o reconhecimento de uma aposta bem clara, deste Governo, em políticas públicas que dão cada vez mais condições para os jovens se formarem e empreenderem no digital em Cabo Verde. É, no entanto, importante reconhecer que esta subida é também o reconhecimento das nossas startups e do talento de quem empreende no digital em Cabo Verde. Este reconhecimento é da comunidade.”

Em 3 anos programas direcionados ao empreendedorismo de base tecnológica foram lançados:

. o Kôde Verde, o primeiro programa de formação profissional em programação

. a Bolsa Cabo Verde Digital, o primeiro e maior programa de pré-incubação de     projetos de base tecnológica de Cabo Verde

. o GoGlobal, onde damos, às nossas startups, a possibilidade de estar presentes em eventos internacionais

Além de programas de aumento da literacia digital e fomento do network, condições estruturais estão a ser criadas para o desenvolvimento do ecossistema digital em Cabo Verde, como, a facilitação do acesso ao crédito para jovens, com taxas de juro de 1,75% e garantias de até 80%, a finalização da construção do parque tecnológico em São Vicente e Santiago e, também, o reforço da conectividade, com o investimento no Cabo EllaLink, estando já em vista a preparação de um enquadramento legal para definir uma taxa social para a internet, para que o digital funcione como uma verdadeira ferramenta de escala social.