Navegação de acessibilidade

Cabo Verde é o primeiro país (não europeu) a integrar o projeto de comparação do quadro de qualificações - Asset Display Page

Cabo Verde é o primeiro país (não europeu) a integrar o projeto de comparação do quadro de qualificações

Informações,Cooperação Publicado em: 28-11-2022 15:56

A Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, participou esta segunda-feira, 21, na reunião de lançamento da comparação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) e do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Cabo Verde é o primeiro país não europeu a integrar o projeto piloto de comparação com o Quadro Europeu de Qualificação, o que para Adalgisa Vaz, é motivo de orgulho- pelo percurso e dinâmica que o país tem implemento nos segmentos da educação/formação.

“Este exercício acontece num momento oportuno em que registamos interesse de vários países europeus para celebração de acordos de mobilidade de trabalhadores cabo-verdianos. Dará visibilidade ao nosso Quadro Nacional de Qualificações e permitira apresentar uma linguagem comum no descritivo e reconhecimento das qualificações, facilitando assim a mobilidade laboral no território da União Europeia pela criação de um quadro de comparabilidade de diplomas, certificados e atestados do nosso sistema educacional” enfatiza a Secretária de Estado.

A Governante aproveitou a oportunidade para sublinhar a ambição de Cabo Verde em alinhar o seu sistema de educação e de formação nacional “com os padrões de qualidade e de excelência dos países mais avançados do mundo”, pelo que enalteceu a aposta de Cabo Verde “num conjunto de reformas que visam a melhoria contínua da qualidade do ensino e da formação”.

“Estamos certos de que este projeto piloto dará visibilidade ao Quadro Nacional de Qualificações, contribuíra de forma significativa para uma utilização mais abrangente dos resultados de aprendizagem nos setores da educação e formação e consolidara a nossa cooperação estratégica já bem-sucedida com a União Europeia com base no reforço da transparência” reforçou sem deixar de mencionar o esforço que o Governo tem feito na “boa estruturação do setor da Educação e Formação Profissional com um quadro legal que define as linhas orientadoras dos sistemas e subsistemas, bem como a criação de uma rede de centros de formação profissional espalhados por todo o país”.

O Projeto de comparação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) e do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) decorre de novembro de 2022 ao primeiro trimestre de 2023.