Navegação de acessibilidade

Banco Mundial aprova primeiro Apoio Orçamental a Cabo Verde - Asset Display Page

Banco Mundial aprova primeiro Apoio Orçamental a Cabo Verde

Informações,Comunicado de Imprensa Publicado em: 08-12-2021 10:06

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou ontem, 6 de dezembro, um empréstimo da a Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID), do grupo, no valor equivalente a 30 milhões de dólares como forma de apoio ao Orçamento para a República de Cabo Verde.

Este financiamento é o primeiro de uma série programática de duas operações destinadas a apoiar os esforços do país na contenção dos impactos da crise da COVID-19, deste modo, garantir a transformação reformas econômicas para uma recuperação sustentável e inclusiva.

De se notar que, este Apoio Orçamental do Banco Mundial a Cabo Verde, nesse contexto atual, visa reduzir os riscos fiscais e melhorar a transparência da dívida, fortalecer a resiliência das famílias pobres e vulneráveis, em particular mulheres, e possibilitar o desenvolvimento sustentável impulsionado pelo setor privado.

Este financiamento será implementado em torno dos seguintes três pilares, a saber: a

publicação de uma declaração de risco fiscal, a frequência e cobertura da declaração dívida, incluindo a de empresas públicas; suporte para o programa de resposta Crise do COVID-19 e fortalecimento de um sistema de proteção social de apoio ao uso continua redes de segurança social para responder à crise de saúde e fortalecer o registro social, permitindo um uso mais amplo de serviços direcionados; e apoio para reformas em três setores importantes - energia, turismo e aquicultura.

Finalmente, o projeto está estreitamente alinhado com as prioridades definidas pelo Governo de Cabo Verde no âmbito da sua Ambição 2030 (Cabo Verde Ambição 2030).