Navegação de acessibilidade

Banco Mundial aprova crédito a Cabo Verde no valor de 25 milhões de USD para o setor da saúde - Asset Display Page

Banco Mundial aprova crédito a Cabo Verde no valor de 25 milhões de USD para o setor da saúde

Informações,Comunicado de Imprensa Publicado em: 31-01-2024 18:13

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou, em 19 de dezembro de 2023, um crédito no valor de 19,1 milhões de SDR (equivalente a 25,0 milhões de dólares americanos) para a República de Cabo Verde, destinado ao setor da saúde. Especificamente, o crédito será direcionado ao Programa de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, Fase I, utilizando a Abordagem Programática Multifásica (MPA).

Com a assinatura do Acordo de Financiamento do Projecto entre o Banco mundial e o Governo de Cabo Verde, que se prevê para breve, o projeto entrará em efetividade e iniciar-se-á, de imediato, a sua implementação.

O anúncio da aprovação deste crédito, no âmbito do IDA, foi divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira, 30 de janeiro.

Este projeto visa aumentar a colaboração regional e as capacidades dos sistemas de saúde para prevenir, detetar e responder às emergências sanitárias na África Ocidental e Central como um todo, particularmente em Cabo Verde. Está estruturado em cinco componentes principais: (i) Prevenção de emergências sanitárias; (ii) Deteção de emergências sanitárias; (iii) Respostas às emergências sanitárias; (iv) Gestão do Projeto e reforço de capacidade institucional; e (v) Componente de resposta contingente a emergências (CERC).

O projeto terá uma abrangência nacional, embora algumas atividades, que envolvem a construção/ reabilitação de infraestruturas, serão localizadas em áreas geográficas específicas, incluindo, entre outras: Centro de Saúde de Monte Sossego, em São Vicente; Centro de Saúde de Achada Igreja, em São Salvador do Mundo, na ilha de Santiago; Centro de Saúde de Cidade Velha, em Ribeira Grande de Santiago, na ilha de Santiago; Centro de Saúde de Santa Catarina do Fogo, na ilha do Fogo; Depósito Regional de Medicamentos na cidade da Praia, na ilha de Santiago; Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) em São Vicente; Laboratório de saúde animal; Centro de Diagnóstico de Santiago.