Ato de Assinatura de Acordos entre o Governo de Cabo Verde, União Europeia e o Banco Europeu de Investimento - Asset Display Page
Informações,Investimento Publicado em: 04-09-2024 18:15
O Governo da República de Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram hoje, 4 de setembro, dois novos financiamentos, totalizando 300 milhões de euros, para apoiar setores estratégicos como o digital, os portos e as energias renováveis em Cabo Verde. Esta decisão faz parte da estratégia Global Gateway da União Europeia para Cabo Verde.
Ambos financiados no âmbito da iniciativa Global Gateway, o acordo assinado para o setor da energia, no valor de 80 milhões de euros, visa conceber e construir um conjunto de componentes interdependentes de produção, rede e armazenamento de eletricidade para um período que se estende até 2029. O projeto garantirá uma nova capacidade de armazenamento, nomeadamente através de uma instalação de armazenamento por bombagem, dedicada à eletricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis.
Por outro lado, o acordo sobre a Economia Azul e Portos Sustentáveis, foi financiado num valor de 159 milhões de euros, incluindo 120 milhões de euros do BEI, uma subvenção de 29 milhões de euros da União Europeia e 10 milhões de euros do Estado do Luxemburgo ao Governo de Cabo Verde, com o apoio do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Mais (FEDS+).
O projeto insere-se no âmbito do financiamento da reabilitação e ampliação de vários portos do arquipélago de Cabo Verde, localizados em diferentes ilhas (nomeadamente Santo Antão, São Vicente e Sal), bem como do principal estaleiro naval do país, localizado em São Vicente. O objetivo deste financiamento é transformar os portos e o principal estaleiro naval de Cabo Verde num centro regional de excelência, dotado de modernas tecnologias, infra-estruturas e recursos humanos.
O Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, destacou a relevância desta parceria com a União Europeia. “A cooperação entre nossos países é ancorada em valores fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a liberdade e a democracia. Este acordo, que inclui um envelope financeiro de 300 milhões de euros, é uma prova concreta do compromisso da União Europeia com a visão de Cabo Verde para o futuro. Estamos falando de investimentos em transição energética, modernização dos portos, e na construção de uma nação digital. Esses projetos são vitais para criarmos empregos qualificados e bem remunerados para nossos jovens e para garantir uma vida digna para todos os cabo-verdianos”, argumentou.
De realçar que o Vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ambroise Fayolle, e a Diretora Geral Adjunta das Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, Myriam Ferran, encontram-se em Cabo Verde para uma missão de três dias e visitarão os projetos financiados pela União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento em Cabo Verde.