Navegação de acessibilidade

Assinatura da Convenção de Financiamento do novo projeto "Apoio à governação económica nos PALOP-TL" - Asset Display Page

Assinatura da Convenção de Financiamento do novo projeto "Apoio à governação económica nos PALOP-TL"

Informações,Investimento Publicado em: 03-03-2023 10:18

No âmbito da Reunião Ministerial Extraordinária da Cooperação dos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste com a União Europeia (PALOP-TL/UE), realizada em Bruxelas, o Governo de Cabo Verde, em representação dos PALOP-TL e a União Europeia, assinaram nesta quarta-feira, 01 de março, a Convenção de Financiamento do novo projeto "Apoio à governação económica nos PALOP-TL".

O projeto, financiado num valor global de 8 Milhões de Euros, visa apoiar a elaboração e a fiscalização do Orçamento Geral do Estado. O mesmo será implementado por um acordo de cooperação delegada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, realçou a importância da aposta na promoção da boa governação, na transparência e na criação de condições para que o Estado seja bem governado, focando na produção de resultados para os cidadãos. 

A União Europeia foi representada pela Comissária Europeia, Jutta Urpilainen, e a Diretora Geral do Serviço Europeu de Acão Externa para África, Rita Laranjinha.

Em representação dos PALOP-TL participaram ainda a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verônica Nataniel Macamo Ndlovo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, o Secretário de Estado do Tesouro e da Contabilidade Pública da Guiné-Bissau, Mamadú Baldé, o Secretário de Estado para a Economia de Angola, Ivan Manuel Marques dos Santos, e o Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Francisco Tilman Cepeda.