Navegação de acessibilidade

Apresentação pública da Plataforma de Monitoramento e Avaliação, uma ferramenta essencial do sistema de Seguimento e Avaliação (S&A). - Asset Display Page

Apresentação pública da Plataforma de Monitoramento e Avaliação, uma ferramenta essencial do sistema de Seguimento e Avaliação (S&A).

Informações,Investimento Publicado em: 30-08-2023 15:52

O Governo de Cabo Verde através da Direção Nacional de Planeamento em parceria com a Unidade de Tecnologias, Inovação e Comunicação, orgânicas do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, apresentou nesta terça-feira, 29 de agosto, a Plataforma M&E para a monitorização e avaliação das políticas públicas implementadas em Cabo Verde no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS 2022-2026).

Esta plataforma revela-se de extrema importância para o Governo visto que vai contribuir para a melhoria na implementação das políticas públicas, como é o caso da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022 – 2026 (PEDS II).

Daí a importância desta plataforma que auxiliará no conhecimento das políticas públicas a ponto de analisar em que nível está-se a ser eficiente, sobretudo na entrega dos bens e serviços.

O ato foi presidido pelo Vice Primeiro-Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, que durante a sua intervenção frisou que, em contexto de crises e de incertezas, o planeamento é um instrumento incontornável para valorizar o conhecimento, alinhar políticas públicas, fixar ambições e operacionalizar mudanças que aceleram o desenvolvimento.

“É neste âmbito que desenvolvemos a Plataforma S&A, em linha com com a nossa política de Governança pública, e que vai permitir fazer um seguimento permanente em relação quer do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, como das políticas públicas, para que o cidadão possa avaliar o Governo com base em evidências, métricas e indicadores”, sublinhou.

Por seu turno, o Representante Residente do PNUD UNICEF e UNFPA, frisou que esta plataforma representa uma grande inovação, numa perspetiva de planeamento e orçamento programa, diferente do modelo de separação entre o orçamento de funcionamento e de investimentos que antes se praticava. A mesma pode representar uma oportunidade para Cabo Verde se posicionar nesta matéria, disseminando a sua experiência para muitos países. 

Permitirá aos setores verem como é que estão sendo feitos a implementação das suas politicas e verificar até que ponto estão melhorando na entrega dos produtos.