Navegação de acessibilidade

Alcindo Mota participa na 3ª Conferência Anual dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde - Asset Display Page

Alcindo Mota participa na 3ª Conferência Anual dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde

Informações,Conferência Publicado em: 28-11-2022 15:59

O Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, presidiu esta manhã, o ato de abertura da 3ª Conferência Anual dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde.

O evento organizado pela Ordem Profissional dos Auditores e Contabilistas Certificados (OPACC) acontece na cidade da Praia, sob o lema “DESAFIOS ATUAIS, RUMO À CONSOLIDAÇÃO”.

Segundo enfatizou o governante, esta conferência acontece no seguimento daquilo que tem sido o papel da OPACC: valorização das funções da contabilidade e auditoria, focadas no cliente – como instrumento fundamental de gestão nesta época de transformações aceleradas- que exigem respostas tempestivas e, simultaneamente, rigorosas.

Quanto aos temas propostos pela conferência, fez uma especial menção ao Comité de Relato Financeiros. Enfatizou que, no início do segundo semestre do ano corrente (mais precisamente em julho) foi publicada a lei nº14/X/2022 que cria Comité de Relato Financeiros e aprova o estatuto da instituição – definiu-o como um serviço central, integrado no Ministério das Finanças.

O Governante aproveitou na mesma linha para sublinhar que o Governo está a trabalhar no sentido de brevemente proceder à instalação do referido comité.

Não deixou de fazer referência aos enormes desafios que se colocam à classe, mormente em matéria de fiscalidade, pontoando os seguintes aspetos: a globalização da economia e as exigências de preços de transferência, troca de informações, bem como as obrigações a nível de “complaince” em sede de branqueamento de capitais.

Fez ainda referência aos desafios no tocante à digitalização da Administração Fiscal, nomeadamente quanto à formatação dos métodos e procedimentos de trabalho e a sua substituição por formas inovadoras de interação clientes/Administração Fiscal. Pelo que aproveitou para lançar o repto quanto à pertinência de se acompanhar as reformas, no sentido de se ajustar aos novos tempos, por forma a acrescentar valor à atividade cada vez mais automatizado.

Referiu-se ainda aos desafios éticos da classe, com destaque, nomeadamente: no combate à informalidade, à fuga e evasão fiscais que, no fundo são, segundo sublinhou, questões de cidadania que não devem ser descoradas.

Fazendo referência à nobreza das competências da OPACC, enfatizou a parceria de primeira linha, na garantia da qualidade da informação contabilística e de auditoria, o maior parceiro na boa “governance” das empresas e, consequentemente, e entre vários outros, do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável.

Alcindo Mota ainda aproveitou para enaltecer o espírito de parceria da OPACC.

Concluiu a sua comunicação enfatizando que é desejo do Governo que esta conferência tenha o sucesso dos eventos que a antecederam.