Navegação de acessibilidade

Adalgisa Vaz preside Comité-Diretor do Programa Blu-X - Asset Display Page

Adalgisa Vaz preside Comité-Diretor do Programa Blu-X

Informações,Economia Publicado em: 21-11-2022 17:58

𝐎 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐭é 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐨𝐫𝐝𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐁𝐥𝐮-𝐗 é 𝐮𝐦 ó𝐫𝐠ã𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭é𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧ç𝐚𝐬 𝐞 𝐝𝐨 𝐅𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐥, 𝐝𝐚 𝐄𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐠𝐮𝐥𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐞 𝐝𝐨 𝐒𝐞𝐭𝐨𝐫 𝐏𝐫𝐢𝐯𝐚𝐝𝐨. É, 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐭𝐚𝐧𝐭𝐨, 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐢𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐒𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐅𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐥, 𝐀𝐝𝐚𝐥𝐠𝐢𝐬𝐚 𝐕𝐚𝐳.

Cabe ao Comité Diretor do Programa Blu-X, reforçar a coordenação entre os agentes públicos e privados de apoio ao desenvolvimento, no âmbito do Quadro Integrado de Financiamento Nacional implementado pelo PNUD, que visa ajudar os países em desenvolvimento a mobilizar recursos, tanto a nível nacional como internacional, para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável- marcando assim uma mudança de paradigma na abordagem de financiamento para o desenvolvimento.

A Plataforma Blu–X é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento sustentável.  Já permitiu, ainda que na fase de teste, emitir “Social Bonds” ou seja, Obrigações Sustentáveis - num montante de cerca de 2.7 milhões de contos. Sendo 100.000 contos para a Morabi, Instituição de Micro Finanças, e 2,6 milhões de contos para retoma das obras do PRRA (Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades) a nível nacional”.

De frisar que a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, presidiu, na passada sexta-feira, 18, na ilha de São Vicente, à primeira reunião do Comité Diretor do Programa Blu- X, a extensão do acordo de cooperação entre a Bolsa de Valores e o PNUD bem como o lançamento, da plataforma Blu-X – “uma iniciativa, sem dúvidas, emblemática que coloca Cabo Verde no mercado internacional das finanças sustentáveis” – frisou a secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz.

Durante a sua comunicação, a Governante louvou “a abordagem participativa, aplicada durante todo o processo de montagem da Plataforma Blu-X, com mecanismos de articulação e de dialogo construtivo entre o Governo, a Bolsa de Valores de Cabo Verde, a Entidade Reguladora, as Universidades, o Setor Privado e os nossos parceiros de desenvolvimento, para a regulamentação da emissão de títulos sustentáveis em Cabo Verde e que culminou com a aprovação dos regulamentos para emissão de Social Bonds, Green Bonds e Blue Bonds”.