Navegação de acessibilidade

Adalgisa Vaz reúne-se com Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana - Asset Display Page

Adalgisa Vaz reúne-se com Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana

Informações,Economia Publicado em: 22-04-2022 16:24

A Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, recebeu esta manhã, o Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana, (ZCLCA), Wamkele Mene e equipa.

De frisar que o Secretário-Geral da (ZCLCA) encontra-se no país para uma visita de quatro dias (até este sábado, 23) com o objetivo de manter encontros com as autoridades cabo-verdianas, o sector privado e a sociedade civil em geral, visando apresentar o essencial dos progressos em curso, no quadro do estabelecimento do Secretariado da ZCLCA e partilhar a sua visão da Zona de Livre Comércio, enquanto principal responsável na supervisão desta que é considerada a maior zona de comércio livre do mundo por número de países, e o mais destacado de todos os projetos emblemáticos da Agenda 2063, da União Africana.

Estabelecido em 2018, a ZCLCA reúne 55 economias africanas, com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes e um PIB combinado de 3,4 triliões de dólares. Por área geográfica e número de países participantes, a ZCLCA constitui a maior zona de comércio livre desde a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Através desta Zona, os países africanos estão a construir um mercado continental único de bens e serviços, facilitado pela circulação de capitais e pessoas, lançando assim as bases para o estabelecimento de uma União Aduaneira Continental. Outros objetivos incluem a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, o desenvolvimento industrial e a diversificação.

De sublinhar que Cabo Verde figura-se entre os Estados Membros da União Africana que assinou o Acordo ZCLCA (em março de 2018 em Kigali, Ruanda) e depositou os instrumentos de ratificação na União Africana (em fevereiro de 2022) tornando-se no 41º país Estado a fazer parte do acordo ZCLCA.

Por seu turno, a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, apresentou a estratégia e o trabalho desenvolvido pelo Governo de Cabo Verde, no sentido de potenciar a economia nacional e o trabalho de base para a melhoria do ambiente de negócios nacional, bem como, os projetos macro, como é o caso do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2022-2026.