Navegação de acessibilidade

Adalgisa Vaz dialoga com Sindicatos sobre formação e requalificação profissionais - Asset Display Page

Adalgisa Vaz dialoga com Sindicatos sobre formação e requalificação profissionais

Informações,Economia Publicado em: 30-03-2022 16:43

Um encontro entre a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, e as duas centrais sindicais, UNTC-CS e a CCSL, que ocorreu na sequência da manifestação destas duas instituições no âmbito do recente Conselho de Concertação Social - teve como objetivo principal, a apresentação do Plano de Retoma do Setor Privado Pós-Covid-19.

Como foi reafirmado na reunião, as duas centrais sindicais demonstraram interesse numa participação mais ativa no programa de formação Profissional de Emprego e Empregabilidade constante do Plano de Retoma.

Dando seguimento a esta manifestação de interesse, a Secretária de Estado Fomento Empresarial promoveu uma sessão de trabalho com o Presidente da CCLS, José Manuel Vaz e a Secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida para traçar as linhas dessa cooperação.

No encontro também participaram o Presidente do IEFP, Paulo Santos, e o Diretor Geral do Emprego, Danilson Borges, com vista à definição de um Plano de Ação para melhor integração dos sindicatos no Eixo III do Plano de Retoma visando acelerar a implementação dos programas de formação profissional e de requalificação alinhados com as novas oportunidades do mercado de trabalho.

Neste quadro a UNTC-CS e a CCSL assumem-se como atores destacados que irão contribuir para a operacionalidade dos instrumentos de execução da politica de Formação Profissional e Execução das Ofertas Formativas, tendo sido criada uma equipa técnica para o efeito.

Adalgisa Vaz aproveitou o momento para enaltecer a postura das Centrais Sindicais defendendo que isso corresponde e prestigia o sindicalismo em Cabo Verde na medida em que isso levará a um foco maior e bem direccionado no que respeita à formação e à empregabilidade.

A Secretária de Estado do Fomento Empresarial defendeu o reforço do diálogo entre os parceiros sociais para uma maior participação e contribuição dos sindicatos na identificação das necessidades formativas e divulgação dos programas constante do Plano de Retoma e de Formação Profissional.