Navegação de acessibilidade

A Universidade de Cabo Verde - UNICV acolheu a quarta edição do Ciclo de Tertúlia intitulado “Apresentação geral do Orçamento do Estado 2022”, promovido pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial. - Asset Display Page

A Universidade de Cabo Verde - UNICV acolheu a quarta edição do Ciclo de Tertúlia intitulado “Apresentação geral do Orçamento do Estado 2022”, promovido pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial.

Informações,Economia Publicado em: 18-05-2022 18:50

A apresentação do tema esteve à cargo do Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, e destinou-se aos alunos da Universidade, com o objetivo de despertar e estimular uma cultura de literacia financeira, em especial nos jovens.

Um encontro muito participativo e o Secretário de Estado mostrou-se muito satisfeito com a pertinência e frontalidade das questões dos alunos sobre uma série de temas como: as medidas que o Governo está a tomar para amortizar a atual escalada dos preços; o papel que o governo tem desempenhado na promoção do emprego/empregabilidade, entre outros.

Na sua apresentação, o Governante enfatizou as iniciativas do Executivo no sentido de reforçar, já em 2022, os esforços para a consolidação orçamental, de forma gradual e plurianual, com promoção do crescimento económico, aumento das receitas endógenas, racionalização e contenção das despesas e nova dinâmica de gestão da Dívida Pública como mecanismo de libertação de espaço orçamental para o financiamento de projetos estruturantes.

De frisar que, o Orçamento do Estado de 2022 é o mais desafiante da história de Cabo Verde consequência de três crises consecutivas: a seca e os maus anos agrícolas, a pandemia da Covid e a crise económica mundial derivada da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Para Alcindo Mota, as medidas para a retoma económica constituem um fator de resistência e resiliência dos cabo-verdianos que foram e serão afetados.

De referir que, o Orçamento do Estado de 2022 é de cerca de 73 mil milhões de escudos cabo-verdianos e representa uma diminuição de cerca de 2% face ao orçamento de 2021. Foi montado com foco na recuperação económica, na inclusão social e designadamente nas transferências sociais, com um conjunto de projetos fundamentais para a diversificação da economia cabo-verdiana, ou seja, de investimentos na transição para a economia azul, no desenvolvimento da economia verde, da economia digital e na economia do conhecimento.

Assim, no Orçamento do Estado de 2022, o setor da Educação absorve cerca de 15,7%, a Saúde cerca de 11,0%, cabendo cerca 13,8% à proteção social, incluindo oito milhões de contos para transferências sociais.O evento, com transmissão online, contou igualmente, com a participação do Reitor da Universidade, do Secretário Geral, dos Chefes de Departamentos, dos Coordenadores dos cursos e dos professores.

De realçar que, com esta iniciativa, o Ministério das Finanças e do Fomento empresarial pretende realizar um Ciclo de Tertúlias, mensalmente, nas diversas instituições do ensino superior do país, pondo em debate questões sobre Finanças Públicas, Política Tributária, competitividade fiscal cabo-verdiana, Dívida Pública, entre outras.