Navegação de acessibilidade

Ato Público de lançamento do processo de privatização dos 61% de participação do Estado no capital social da Cabo Verde Handling (CV Handling) - Asset Display Page

Ato Público de lançamento do processo de privatização dos 61% de participação do Estado no capital social da Cabo Verde Handling (CV Handling)

Informações,Economia Publicado em: 28-02-2024 17:14

Conforme determinado pelo quadro legal de privatização, 51% será destinado a um parceiro estratégico e 10% será reservado aos trabalhadores da empresa e aos cabo-verdianos na diáspora.

Essa iniciativa está alinhada com a visão do governo em relação ao futuro de Cabo Verde.

Acreditamos que o modelo de desenvolvimento do país deve se basear na economia de mercado, que é o melhor mecanismo para alocar recursos, organizar a atividade econômica de forma mais eficiente e criar oportunidades de emprego para os jovens e mulheres cabo-verdianos.

A privatização da CV Handling é parte da estratégia do Hub aéreo

É com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do Hub aéreo que o Governo de Cabo Verde decidiu privatizar a CV Handling. Essa privatização visa atrair e integrar um parceiro estratégico, a fim de dotar o país de um serviço de handling moderno, competitivo, eficiente e robusto, capaz de atender à demanda por serviços de assistência em escala.

A privatização da CV Handling reafirma o papel do setor privado como principal impulsionador da inovação e aproveitamento das oportunidades econômicas, contribuindo para a diversificação e o crescimento econômico inclusivo.

Investir na CV Handling significa criar condições para conectar Cabo Verde aos principais hubs aéreos do mundo, expandir a economia aérea e, de forma geral, o setor de transporte, gerar empregos qualificados e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A privatização da CV Handling também contribuirá para a diversificação da economia, que é o primeiro dos sete objetivos estratégicos do país até 2030.

O processo de privatização da CV Handling foi planeado para garantir transparência, aplicação da lei, adesão às melhores práticas internacionais e boa governança.

Parabenizamos a UASE (Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado) pelo seu envolvimento e alinhamento com o Conselho de Administração da CV Handling na condução desse processo.

Com a privatização da CV Handling, a empresa ganhará um parceiro estratégico à altura de suas ambições, enquanto os trabalhadores da empresa e muitos emigrantes terão a grande oportunidade de se tornarem acionistas de uma empresa de referência nacional e internacional.