6.ª Edição da Conferência: "Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo" - Asset Display Page
Informações,Conferência Publicado em: 01-10-2024 16:33
A cidade da Praia acolheu a sexta edição da Conferência: "Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo", realizada no Centro de Convenções da UNICV e presidida pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia.
Trajetórias de sucesso foram testemunhadas durante a conferência por jovens e mulheres que acreditaram em si próprios e aproveitaram as oportunidades criadas pelo ecossistema para se formarem, para conseguirem emprego digno e para criarem o seu próprio negócio, criando o autoemprego e oferecendo emprego a outros jovens.
Num ambiente de muita partilha de informações e auscultação, o ecossistema presente constituído pelo IEFP, EHTCV, CERMI, FPEF, Casa do Empreendedor e Pro Empresa, entre outros, apresentou as oportunidades criadas para os jovens e mulheres poderem ter acesso à formação profissional, estágio curricular e profissional, e ainda à criação de empresa e financiamento.
Durante a conferência ficou claro que nunca foi tão fácil aos jovens e mulheres terem acesso a uma diversidade de formações profissionais disponíveis nas nossas escolas e centros de formações de alto nível, e ainda de forma gratuita para o cadastro social 1 e 2, sendo que para o 3 e 4 apenas pagam 20%.
Aos jovens e mulheres que querem criar o seu próprio negócio, o ecossistema apresentou os programas onde podem apresentar os seus projetos, receber assistência técnica e obter financiamento de forma rápida. Um desses programas é o Banco Jovens e Mulheres, um banco, 100% digital, que facilita o acesso ao crédito, permitindo ao empreendedor acompanhar todo o processo de pedido de crédito por meios informáticos, eletrónicos e digitais.
O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial ouviu os jovens e mulheres empreendedores e recebeu “inputs” importantes para que o ecossistema melhore ainda mais as políticas públicas direcionadas à formação, emprego digno, empreendedorismo e fácil acesso ao financiamento.
“Temos que aprender a acreditar que temos talento e que podemos fazer algo útil para o país. Devemos assumir a responsabilidade de mudar as nossas vidas e o Governo tem a responsabilidade de criar oportunidades para os jovens, a nível de formação, formalização, financiamento, de parcerias nacionais e internacionais para os jovens poderem sonhar grande e terem a oportunidade de mudar as suas vidas para melhor, ter uma vida digna e viver do suor do seu esforço”, afirmou Olavo Correia.