Navegação de acessibilidade

Mensagem alusiva ao Dia da Função Pública Africana - Asset Display Page

Mensagem alusiva ao Dia da Função Pública Africana

Informações,Governo Publicado em: 23-06-2020 12:57

Hoje, dia 23 de junho, comemoramos o Dia da Função Pública Africana. Uma data especial para todos nós, que temos a missão de servir bem os cidadãos e as empresas que procuram no serviço público respostas para seus anseios e solução para os seus problemas.

A Agenda de Reforma da Administração Pública está em curso e o processo de elaboração e aprovação de nova Lei de Bases da Função Pública e de novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações estão na fase final. Seguramente que esses novos instrumentos irão introduzir mudanças significativas, na vida dos funcionários públicos, e consequentemente na Administração Pública Cabo-verdiana.

O objetivo essencial da Agenda de Reforma da Administração Pública é sobretudo melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos e empresas e assim poder-se consolidar a democracia, e aumentar o respeito pelos princípios da transparência e da responsabilidade na gestão pública sem, no entanto, descurar de responder de forma eficaz às necessidades dos funcionários públicos.

A Simplificação dos processos e os sistemas de informação são fundamentais para o funcionamento da Administração Pública, mas a essência da prestação do serviço público reside no funcionário.

Este ano, no contexto da pandemia por COVID-19, queríamos enaltecer o trabalho dos funcionários públicos, que durante o Estado de Emergência continuaram a prestar o seu trabalho, de suas residências, permitindo assim, que, mesmo em condições excecionais, fosse garantido o funcionamento dos serviços públicos. Gostaríamos de dar os parabéns a todos os servidores públicos Cabo-Verdianos, nesta data em que se comemora o dia da função Pública Africana. Todos os avanços e ganhos conseguidos até agora o foram pelo esforço conjunto de pessoas que acreditam em um futuro melhor.

Obrigado por se esforçarem a cada dia para que nossa Administração Pública seja cada vez melhor, mais célere, eficiente e eficaz.

A Secretaria do Estado para a Modernização Administrativa - Ministério das Finanças