Navegação de acessibilidade

2021 fica marcado por “sinais claros” de retoma económica no Setor Empresarial do Estado (SEE) - Asset Display Page

2021 fica marcado por “sinais claros” de retoma económica no Setor Empresarial do Estado (SEE)

Informações,Comunicado de Imprensa Publicado em: 05-11-2022 12:47

A Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, publicou o Relatório de Desempenho do Setor Empresarial do Estado de Cabo Verde, referente ao exercício de 2021.

No relatório publicado, a UASE analisou um conjunto de 33 empresas tendo por base as contas finais das empresas referente a 2021, um acréscimo de 5 empresas face a 2020, a saber, ADR, ADS, NEWCO, TECHPARK e TICV.

Em 2021, o Setor Empresarial do Estado (SEE) acompanhou a tendência de recuperação económica

A tendência de recuperação económica vivenciada mundialmente em 2021, foi também acompanhada pelas 33 empresas do SEE. Do ponto de vista acumulado, o ano de 2021, refletiu uma melhoria significativa da eficiência operacional traduzida pela dinâmica positiva do resultado operacional (+56,9%) e do resultado líquido (+39,8%).

As empresas ligadas ao setor dos transportes e logísticas, um dos setores mais afetados pela pandemia, registaram um aumento significativo nas suas atividades, com a ASA a crescer 8,4% e a ENAPOR 7,0%. No sector da energia, a ELECTRA, registou dinâmica positiva de 22,4% no seu volume de negócios.

Nível de risco das empresas em 2021 foi favorável

A análise ao risco fiscal, calculado com base no SOE Health Check Tool do Fundo Monetário Internacional (FMI), evidencia que, o nível de risco das empresas em 2021 foi favorável, tendo quatro empresas saído da categoria de high risk. As empresas ASA, CABEÓLICA, CVT e CERMI passaram de high risk para moderate risk, a FIC passou de very high risk para low risk e por fim, a RTC de very high risk para high risk.

Ainda que favorável, o nível de risco continua elevado e em estreito acompanhamento por parte do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial.

A dinâmica esperada do desempenho económico e financeiro das seis maiores empresas (ASA, ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR, IFH e TACV) do SEE, que em 2021, contribuíram com cerca de 63% do volume de negócios e 51% da riqueza criada pelo SEE, com 50% do ativo e 57% do passivo do setor, são assumidas como uma amostra representativa das expetativas para 2022. Perspetiva-se assim, a continuação da retoma da atividade económica, com crescimentos em todas as rúbricas do balanço e da demonstração de resultados, à exceção do capital próprio.

Boa governança e transparência: perspetiva na melhoria da gestão nas empresas SEE

Relativamente às atividades realizadas em 2021, desenvolveram-se importantes ferramentas para a promoção da boa governança e transparência das empresas pertencentes ao SEE, destacando-se a publicação da Portaria nº48/2021, de 15 outubro, que estabelece os deveres de informação das empresas do SEE no âmbito da política de transparência financeira e de controlo do risco fiscal, bem como, os deveres de reporte da UASE, enquanto instrumentos de apoio ao processo de monitorização e mitigação dos riscos fiscais das empresas públicas no quadro na gestão da dívida pública.

Da análise do risco esperado para 2022, estima-se a manutenção dos níveis da ELECTRA e TACV (very high risk) e ENAPOR e IFH (high risk). Por outro lado, espera-se melhoria para a EMPROFAC, de high risk para moderate risk.

Novas ferramentas para monitorização e avaliação da performance do setor

Em 2022, a UASE mantém o compromisso de entregar importantes produtos à sociedade, nomeadamente, a implementação de uma plataforma colaborativa que permitirá a monitorização e avaliação da performance do setor, através da introdução de automatismos no processo de recolha, tratamento e análise de dados, bem como, ferramentas analíticas de reporting para apresentação de dados, incluindo dashboards com KPI´s financeiros e não financeiros, com visão individual e agregada do SEE. A UASE também irá desenvolver o seu próprio portal colaborativo, que será o principal meio de comunicação entre as empresas do SEE e a UASE, bem como, para com a sociedade civil.

Iniciará igualmente, a elaboração de um Plano Estratégico para a Governança do SEE, que permitirá a definição do melhor modelo organizacional e a transformação digital para atender os objetivos, ações e metas estratégicas, bem como, os instrumentos de gestão em linha com as melhoras práticas internacionais para a monitorização e avaliação acompanhamento do SEE.

Em termos macro, ao nível da reforma do SEE, a UASE apresentará ao Governo para a aprovação, uma nova agenda de empresas do Setor Empresarial do Estado passíveis de privatização, alienação parcial, concessão ou parceria público-privada, visando, entre outros objetivos, a redução do risco fiscal das empresas do SEE.

Aceda ao Relatório de Desempenho do Setor Empresarial do Estado de Cabo Verde Exercício 2021, aqui.