Navegação de acessibilidade

111 jovens militares beneficiados este ano com Programa Soldado Cidadão - Asset Display Page

111 jovens militares beneficiados este ano com Programa Soldado Cidadão

Informações,Parceria Publicado em: 12-11-2019 17:06

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, assistiu esta manhã, no Quartel Jaime Mota, na cidade da Praia, à assinatura do protocolo de reativação do Programa Soldado Cidadão. Disse estar muito satisfeito com o elevado grau de empregabilidade – cerca de 70%.

O documento foi assinado entre as Forças Armadas (na pessoa do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Anildo Morais); a Direção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais (pela Diretora Geral- Jaqueline Moniz); e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (pelo Presidente, Paulo Santos).

O programa criado em 2007, acabou por estar interrompido entre 2014 e 2018. Os resultados da sua retoma já são, na ótica do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, motivos de satisfação, já que, só este ano, 111 jovens militares foram beneficiados no âmbito do programa, através de medidas que vão desde a abrangência com cartas de condução em várias categorias, a cursos de manutenção de motores e máquinas auxiliares.

Outro motivo de grande satisfação é, segundo o número dois deste Executivo, o facto de cerca de 70% dos jovens beneficiados com o Programa Soldado Cidadão, conseguem emprego após concluírem o Serviço Militar Obrigatório.

O programa conta com o financiamento da Política Integrada Educação Formação e Emprego, numa perspetiva de retoma e reforço das ações de formação em prol dos jovens que prestam o serviço militar obrigatório. Isto, numa lógica de criação de novas oportunidades para aqueles que prestam um importante contributo à Nação Cabo-verdiana, facilitando a sua posterior reinserção social e profissional.

Este programa abrange, desde a sua criação, todas as Regiões Militares e a Guarda Costeira.

Estes cursos de formação/capacitação profissional, geridos por este programa, tanto podem ser realizados na Escola Militar, como em outras Escolas de Formação Profissional tais como: ONDS, na ilha de São Vicente; centros de formações profissionais em todo o território Nacional; OCFA (Oficina Central das Forças Armadas); UNICV (Universidade de Cabo Verde); Escola Técnico-Profissional de Cabo Verde; Escola de Negócios e Tecnologias de Cabo Verde; EHTCV; CERMI; IEFP; entre outras instituições devidamente acreditadas ou parceiras das entidades acreditadas.

Olavo Correia enfatizou enquanto discursava no ato de assinatura do protocolo, que o Executivo tem o firme compromisso de colocar 50 mil jovens num programa de formação profissional no país.

Ainda, dirigindo-se diretamente aos jovens militares, enalteceu a importância dos seus contributos em prol do desenvolvimento da Nação.