Navegação de acessibilidade

10 mil jovens serão formados no digital pelo IBM - Asset Display Page

10 mil jovens serão formados no digital pelo IBM

Informações,Parceria Publicado em: 17-12-2019 13:49

Cabo Verde acaba de assinar com a multinacional norte-americana - International Business Machines (IBM) um importante protocolo visando formar 10 mil jovens com competências digitais.

O memorando de entendimento foi assinado na cidade da Praia, esta segunda-feira, 16, entre o Diretor-Geral das Telecomunicações e Economia Digital (DGTED) Aruna Handem e a representante do IBM pelos PALOP, Júlia Carvalho, e contou com a presença do Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Para Olavo Correia, este é a solução para os males que hoje enfrenta a juventude africana, a falta capacitação e criação de oportunidades.

O Governante enfatizou que “o Governo de Cabo Verde está a fazer o seu máximo para capacitar os jovens e criar oportunidades para que sejam responsáveis pelo seu próprio futuro”.

Enfatizou na mesma linha que Cabo Verde tem feito grandes apostas no sentido de promover o desenvolvimento sustentável do país, com particular enfoque no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e esta visão tem sido materializada em projetos concretos e estratégicos. “Este protocolo é mais um deles: trata-se de um programa piloto, de desenvolvimento de competências digitais, para a nova geração de Cabo Verde” reforçou.

Na mesma linha, a representante do IBM para os PALOP, Júlia Carvalho, explicou que o projeto visa “criar competência e capacidades para o futuro. Porque o digital é a fronteira deste século”.

Este protocolo foi celebrado no âmbito do programa “A Nação Digital África” da multinacional norte-americana - International Business Machines (IBM). Tem foco no Continente Africano e visa desenvolver competências digitais e formar novas gerações em vários países. Cabo Verde é, entretanto, o primeiro país dos PALOP a beneficiar deste programa de reforço do digital.

O projeto conta igualmente com as parcerias e os envolvimentos do Ministério da Educação, entidades responsáveis para a Formação Profissional em Cabo Verde, como o NOSI Akademia, o Weblab, as Universidades, bem como do Setor Privado e da Sociedade Civil, de forma geral – tudo com o intuito de fomentar e facilitar a literacia digital.