Navegação de acessibilidade

“Parceiros estão engajados com o Governo na concretização da agenda de transição energética de Cabo Verde” – Olavo Coreia - Asset Display Page

“Parceiros estão engajados com o Governo na concretização da agenda de transição energética de Cabo Verde” – Olavo Coreia

Informações,Parceria Publicado em: 17-05-2023 14:53

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, teve esta afirmação depois do encontro do Governo com os parceiros de desenvolvimento que financiam um conjunto de projetos que comportam a estratégia para a transição energética em Cabo Verde.

O encontro, que aconteceu na última segunda-feira, 15 de maio, teve como objetivo o alinhamento, em termos de informações, entre o Governo e os parceiros relativamente ao pipeline de projetos, no âmbito dessa ambiciosa agenda de Transição Energética.

“Pudemos fazer o ponto de situação relativamente aos financiamentos garantidos para a realização dos projetos, apresentar o que já foi mobilizado e o que falta ainda mobilizar. Deste modo, para que possamos engajar ainda mais os parceiros em linha com a estratégia de financiamento, enquadrado no Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE II), em linha com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), 2022-2026”, explicou Olavo Correia.

Ainda, recordou que, a visão deste Governo é acelerar a transição energética em linha com a meta de atingir 30% de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis até 2025, ultrapassar os 50% em 2030 e alcançar 100% em 2040. Implementar a política energética focada na redução da dependência da importação de combustíveis fosseis e redução da fatura energética, e assegurar o acesso universal a uma energia fiável, sustentável, moderna e a preço acessível.

Bem assim, implementar políticas e medidas e investir na aceleração da eficiência energética para reduzir o índice da intensidade energética em 10%, até 2026, entre outras medidas, através da execução de um importante pacote de projetos e programas, envolvendo, especialmente o setor privado, enquanto parceiro estratégico no que tange à mobilidade elétrica, e à transição energética.

Deste modo, apontou que a mobilização de recursos é muito importante para executar o pacote de acordo com o modelo definido para o setor, visando atingir as metas preconizadas. “Neste sentido, contamos com o suporte dos nossos parceiros”, finalizou.