Navegação de acessibilidade

“Governo vai transformar Cabo Verde num país digital, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas” – Vice Primeiro-Ministro - Asset Display Page

“Governo vai transformar Cabo Verde num país digital, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas” – Vice Primeiro-Ministro

Informações,Investimento Publicado em: 30-01-2020 14:01

O Governo quer transformar Cabo Verde num país digital, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas.

A informação foi dada pelo Vice Primeiro-Ministro no ato de entrega do Projeto e-Gov II para o reforço e melhoria de Redes e Comunicações de Acesso do Sector Público, financiado pela República Popular da China em 15 milhões de USD, que teve lugar esta quarta-feira, na Escola Secundária Fulgêncio Tavares, em São Domingos.

“O Digital representa uma grande oportunidade para Cabo Verde. Para tal, queremos avançar muito mais em relação à digitalização, melhorando os principais fatores de desenvolvimento do setor, nomeadamente a conectividade, acesso à Banda Larga a um preço mais baixo, com melhores condições do ponto de vista de acesso, mas também em termos de continuidade de serviço”, disse Olavo Correia.

Relativamente ao Projeto e-Gov II, que se enquadra na estratégia digital do país, esse abrangeu o fornecimento de equipamentos de WebLabs, equipamentos para o Data Center, bem como, o reforço da conetividade que está a melhorar significativamente o acesso das instituições públicas à Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE), sendo que este último objetivo se estende às escolas (23) e serviços de saúde, contemplando mais de 300 instituições das diferentes áreas de governação, central e local.

O Governo de Cabo Verde congratula-se com a entidade que executou o projeto, o NOSi, pelo trabalho feito, igualmente à equipa do Ministério da Educação Olavo Correia destacou a parceria com a empresa Huawei e todo apoio da República Popular da China e do seu Embaixador naquilo que é a concretização da Agenda Digital de Cabo Verde. “E vamos continuar a trabalhar juntos, porque este é o caminho”, frisou o Governante.

O Vice Primeiro-Ministro garantiu que o Governo está empenhado em acelerar a Agenda Digital do país, um instrumento que visa contribuir para a transformação de Cabo Verde num Centro Digital, por meio de uma infraestrutura digital aprimorada, da demanda reforçada de serviços e habilidades digitais para melhorar a competitividade.

Neste sentido, “vamos alocar recursos financeiros necessários, recursos humanos, recursos institucionais, alterações de processo para que Cabo Verde possa ser um país exemplar nesta matéria”.

A Agenda Digital de Cabo Verde é cofinanciada pelos fundos do Banco Mundial, no valor de 30 milhões de dólares, durante 5 anos, e está estruturada em quatro grandes pilares. O primeiro refere-se aos “fundamentos e reformas do ecossistema digital” (US $ 6 milhões), que prevê as seguintes componentes: Política, regulamentos e governança digital de TIC prospectivas (US $ 1 milhão); Pré-requisitos digitais dignos de confiança: segurança cibernética e governança de dados (US $ 2 milhões); Capacitação de funcionários do governo (US $ 0,5 milhão); Apoio na implementação da reestruturação do NOSI (US $ 1,5 milhão); e Inovação - Liberação de frequências e criação de sandboxes de regulamentos (US $ 1 milhão).