Navegação de acessibilidade

“Governo vai apoiar cerca de 1450 agricultores na aquisição e instalação de material de rega gota-a-gota” – Gilberto Barros - Asset Display Page

“Governo vai apoiar cerca de 1450 agricultores na aquisição e instalação de material de rega gota-a-gota” – Gilberto Barros

Informações,Parceria Publicado em: 17-12-2020 8:33

O Secretário de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, presenciou esta tarde, ao ato de assinatura de um Acordo de Cooperação entre o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Empresa de Água de Rega (AdR) e as Casas Comerciais com vista à concessão de subvenções de 50% do custo total de compra e instalação de sistema de gota-a-gota pelos agricultores. Pretende-se abranger 1450 agricultores com esta medida.

Para o Secretário de Estado para as Finanças, trata-se de uma medida de vai mudar o meio rural cabo-verdiano, até porque, com a implementação desta medida, perspetiva-se beneficiar cerca de 1450 agricultores e aumentar desta forma a área irrigada em aproximadamente 360 há. Pelo que, poupando cerca de 2,3 milhões de m3 de água por ano.

De frisar que o custo total dessa subvenção não pode ultrapassar os 75 mil escudos e uma área de 2500 m2.

Com a implementação desta medida, perspetiva-se beneficiar cerca de 1450 agricultores e aumentar desta forma a área irrigada em aproximadamente 360 ha, poupando com isso, cerca de 2,3 milhões de m3 de água/ano.

De enfatizar que a agricultura é desenvolvida por 34,8% da população cabo-verdiana, constituindo um importante pilar de segurança alimentar e nutricional do país e uma significativa fonte de rendimento e de oportunidades de emprego.

Lembrando que a pobreza se mantém maioritariamente no meio rural, Gilberto Barros manifestou-se satisfeito com o potencial deste projeto não somente pelo facto de aumentar o rendimento dos agricultores e reduzir a importação de produtos que podemos produzir no país. Bem como, conforme reforçou, para melhor aproveitar o mercado turístico, tendo sublinhado que no ano passado, o país recebeu cerca de 850 mil turistas.

O ato decorreu na sala de reuniões do Ministério da Agricultura.