Navegação de acessibilidade

“Estamos numa fase de transição para as energias limpas, mais baratas seguras e permanente distribuídas em todas as ilhas de Cabo Verde”- Olavo Correia - Asset Display Page

“Estamos numa fase de transição para as energias limpas, mais baratas seguras e permanente distribuídas em todas as ilhas de Cabo Verde”- Olavo Correia

Informações,Governo Publicado em: 23-05-2019 16:03

Cabo Verde conta hoje com mais de 90% de cobertura elétrica. A meta é os 100% de cobertura!

O país numa fase de transição para as energias limpas, mais baratas seguras e permanente distribuídas em todas as ilhas de Cabo Verde.

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, acompanhado do Sr. Ministro de Energia, Eng. Alexandre Monteiro, visitou na manhã desta quarta-feira, a Central Elétrica do Palmarejo para se inteirar da introdução do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition System).

O SCADA é um sistema de controlo industrial, usado em vários sectores como o da energia e água, e permite a monitorização, controlo e supervisão da rede em tempo real.

Trata-se de um projeto que visa utilizar a gestão da informação para otimizar tanto a produção como a distribuição. Já está praticamente operacional das ilhas de Santiago, Sal e São Vicente.

O Governo de Cabo Verde tem muito a agradecer ao Governo Japonês que, através de um financiamento de 9 milhões de Euros, possibilitou este importante investimento. Igualmente parabeniza a Unidade de Gestão de Projetos Especiais - UGPE, que liderou o projeto, a Electra e a sua Administração.

"O investimento feito na Electra é realmente impressionante e de primeiro nível em qualquer parte do mundo. Se quisermos ter indústria em Cabo Verde, o setor energético tem que estar à altura".