Navegação de acessibilidade

“Demos mais um importante passo na aceleração da Agenda de Transformação Energética em Cabo Verde”- Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia - Asset Display Page

“Demos mais um importante passo na aceleração da Agenda de Transformação Energética em Cabo Verde”- Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia

Informações,Parceria Publicado em: 30-11-2022 16:18

O Governo assinou um importante protocolo de cooperação com os bancos comercias, para a operacionalização do processo de atribuição da bonificação de taxa de juro para a microprodução de eletricidade do uso de energias renováveis.

Concretamente, este protocolo vai possibilitar a atribuição de uma taxa de juros de 9% para os microprodutores e o Estado vai compensar com bonificação de 50% para poder facilitar o acesso ao financiamento bancário por parte daqueles que querem intervir na produção de energia renováveis.

A cerimónia de assinatura do protocolo aconteceu nesta terça-feira, 29 de novembro, foi copresidida pelo Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

No ato, o Vice Primeiro-Ministro realçou que, com esta iniciativa representa "mais um importante passo dado na aceleração da agenda de transformação energética em cabo Verde".

Ainda, dirigindo-se aos bancos comerciais, sublinhou que "trabalhar para ajudar Cabo Verde nesta agenda de transformação energética é uma responsabilidade social, não só em relação aos microproduções como também em relação aos grandes produtores".

O Governante notou igualmente que o protocolo tem incidência na na promoção do emprego e da empregabilidade e, bem assim, na sustentabilidade do negócio bancário.

Por isso, em nome do Governo, agradeceu a todo sistema bancário, todo sistema financeiro pelo contributo que têm dado ao pais a vários níveis, nomeadamente na materialização do Plano de Retoma, no apoio às empresas, no apoio adicional que têm dado na aceleração desta agenda de transformação energética do país.

Olavo Correia aproveitou a ocasião para abordar outros incentivos que o Governo ter disponível que visam a dinamização o setor da energia renovável.

"Concretamente, temos um incentivo, a fundo perdido, no quadro de projetos que financiamentos com recursos internacionais no montante de 450 mil escudos máximo, até 75% do valor, para as micro, pequenas e médias empresas que investirem na transição energética e na produção de energias renováveis", avançou.

A operacionalização do Programa de Bonificação para a Microprodução de Energias Renováveis visa sobretudo promover o incentivo do Estado à Bonificação de juros aos créditos das famílias e das micro e pequenas empresas que se enquadram nos escalões de baixa tensão de consumo, de forma a facilitar os investimentos e o acesso ao crédito bancário para aquisição de sistemas de auto produção ao nível de regime de microprodução de energias renováveis, é um dos objetivos fundamentais para o sector e para o País.